A competição contou com a participação de 16 equipes de todo o país, que jogaram a fase de grupos, da qual os dois melhores se classificaram para disputar o mata-mata nas quartas de finais, sistema adotado até a final do torneio. O título foi decidido entre o time de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, que tentava o pentacampeonato, com triunfo dos mineiros por 3 a 1.
Em campo
Após uma maratona de jogos, com partidas realizadas durante o dia e a noite, o selecionado mineiro foi para a final preparado para superar o desgaste físico e decidido a conquistar seu quarto título nacional. Porém, foram os gaúchos, que estavam determinados a levantar a taça pela quinta vez, que inauguraram o marcador aos 15 minutos do primeiro tempo.
Entretanto, o escrete da Amagis não se abateu e igualou o placar logo em seguida, aos 18, com um chute cruzado do meia-atacante Marcelo Segato, artilheiro da competição com 11 gols. Após um primeiro tempo bastante movimentado, a virada mineira aconteceu aos 3 da segunda etapa, quando Segato balançou a rede adversária mais uma vez em cobrança de falta.
Motivado, o time de Minas manteve seu ritmo de jogo e aos 17, depois de um chute de fora da área do volante e capitão da equipe, Glauco Soares, o meia-atacante Maurício Cantarino desviou a bola para o fundo gol, fechando o placar em 3 a 1, garantindo assim o tetracampeonato para Minas Gerais.
Base e renovação
De acordo com o juiz Glauco Eduardo Soares Fernandes, o escrete joga junto desde 1995, o que possibilitou a formação de uma base sólida e favorece o entrosamento do grupo. O magistrado explicou ainda que com a integração entre as categorias de futebol society da Amagis, jogadores da categoria Livre reforçam a Master a cada temporada, como foi com a chegada dos juízes Marcelo Segato e Flânio Campos Vieira, que joga na ala esquerda.
Segundo o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, juiz Maurício Soares, os resultados conquistados pelos jogadores da Amagis é motivo de orgulho para a Associação. E disse ainda que a diretoria tem todo o interesse que este apoio ao time seja contínuo. O magistrado lembrou ainda que a participação de novos magistrados na equipe é importante para agregar valores e juntar forças, para que os mineiros mantenham essa excelente atuação.
O selecionado mineiro é formado pelos juízes Armando Ventura Júnior, Alexandre Magno Resende, Célio Marcelino da Silva, Estevão Lucchesi, Flânio Campos Vieira, Glauco Eduardo Soares Fernandes, José Roberto Poiani, Marco Antônio Feital Leite, Maurício Cantarino Vilela, Marcelo Segato, Rodrigo Godoy, Vitor Trocilo Neto, Wagner Sana. O técnico é o ex-jogador do Atlético Mineiro, Marcos Vinícius Mendonça.
Premiação
Melhor Goleiro: José Roberto Poiani (MG)
Artilheiro: Marcelo Segato (MG)
Melhor jogador: Estevão Lucchesi Carvalho (MG)
Goleiro menos vazado: José Roberto Poiani (MG)