"Como decifrar o dever? De que maneira observar o dever íntimo impresso na consciência, diante de tantos deveres sociais, profissionais e afetivos que muitas vezes nos impõe caminhos divergentes?". O trecho, extraído da mensagem Contigo mesmo, foi proferida pelo desembargador Barros Levenhagen na despedida do desembargador Mauro Soares de Freitas. O magistrado da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou de sua última sessão hoje, 4 de outubro, em razão de sua aposentadoria.
Presidida pelo próprio desembargador Mauro Soares de Freitas, a sessão foi iniciada com a leitura de uma reflexão. A escolhida por ele foi um texto, de Humberto de Campos, que relata os bastidores de um julgamento, com ênfase nas atividades das autoridades do poder Judiciário. Declarado aberta a sessão de julgamentos, alguns magistrados do TJMG homenagearam o desembargador Mauro Soares.
Os magistrados Barros Levenhagen, Versiani Penna e Heloísa Combat ressaltaram, em suas falas, a trajetória e a dedicação do desembargador Mauro Soares ao Poder Judiciário cumprida de maneira íntegra, cordial e simpática. O desembargado Manuel Saramago aderiu às homenagens e enfatizou a relação de amizade com o magistrado. Afirmou que o amigo “terá um reinício brilhante” e o parabenizou pelos anos de magistratura.
O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador José Antonino Baía Borges, externou os agradecimentos ao magistrado homenageado em nome da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), da qual é superintendente, e da 2ª Câmara Criminal, na qual ambos os magistrados compuseram a turma julgadora. O desembargador Herbert Carneiro destacou, em nome da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), a serenidade, sobriedade e solidariedade do magistrado. Lamentou o gesto corajoso do pedido de aposentadoria feito pelo desembargador Mauro Soares, mas afirmou estar “certo dos frutos que o desembargador plantou”.
Homenagearam também o desembargador Mauro Soares de Freitas na sessão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – seção Minas Gerais), Luís Cláudio da Silva Chaves, e representantes do Cruzeiro Esporte Clube.
Currículo
Conheça a trajetória do desembargador Mauro Soares de Freitas. Acesse o currículo, disponível no portal TJMG.
Foto: Vagner Antônio/TJMG
Fonte: TJMG