Diversas personalidades foram agraciadas, nesta quinta-feira, 12 de setembro, em Diamantina, com a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira – 23ª edição. A comenda, dividida nos graus Grande Medalha e Medalha de Honra, é concedida pelo Poder Executivo estadual.

A cerimônia, conduzida pelo governador do Estado, Romeu Zema, foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais. 

Pelo Judiciário estadual mineiro, foram agraciados com a Grande Medalha o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, e os desembargadores José Flávio de Almeida, Sérgio André da Fonseca Xavier, Edison Feital Leite, Otávio de Abreu Portes e Maria das Graças Silva Albergaria dos Santos Costa.

Homenageados com medalha diante de painel com imagem de JK

Com a Medalha de Honra foram homenageados o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes, e os desembargadores Maurílio Gabriel Diniz, José Marcos Rodrigues Vieira, Júlio César Lorens, Rubens Gabriel Soares, Dirceu Walace Baroni, José Marcos Rodrigues Vieira, José Mauro Catta Preta, o juiz auxiliar da Presidência Delvan Barcelos Júnior, o secretário do Órgão Especial do TJ, Wagner de Aguiar Mendes, o chefe de Gabinete da Presidência José Augusto Viana Nogueira, e o coronel da Polícia Militar Marcos Antônio Dias, chefe da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça.

Os desembargadores José Flávio de Almeida, José Mauro Catta Preta e Maurílio Gabriel não puderam comparecer e receberão a medalha em outra ocasião.

Uma das novidades dessa edição foi a reabertura do Centro Cultural Casa de Juscelino à visitação pública. O local inclui um museu e uma biblioteca dedicados à memória do político nascido em Diamantina. A programação incluiu também uma Vesperata Especial em Homenagem a JK e a Caminhada Seresteira.

Também estiveram presentes, entre outros magistrados, o vice corregedor-geral de justiça, desembargador Corrêa Camargo, e o ex-presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa. Ambos os magistrados receberam a honraria, respectivamente, em 2018 e 2011.

Medalha

A Medalha JK, que este ano foi entregue a 108 personalidades, foi criada pela Lei 11.902, de 1995, e outorgada pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente. A honraria se destina a premiar personalidades e entidades pelos relevantes serviços prestados à coletividade, bem como aqueles que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais e para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

Fonte: TJMG