A Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) realiza, de 20 a 23 de setembro, oficinas e palestras em comemoração à 10ª Primavera dos Museus. O evento nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), contará com a participação de 753 instituições, que realizarão 2.080 eventos em todo o País, envolvendo mais de 360 municípios.
Segundo o Ibram, o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, escolhido para este ano, destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas e culturais, de saberes e de experiências. Além disso, contribui para a dinamização da cadeia produtiva de cultura, de modo sustentável.
Na terça-feira, dia 20, das 13h30 às 17h30, será ministrada oficina de paleografia, com o objetivo de capacitar a leitura de documentos antigos. Dia 21, às 15h, os professores do Instituto de Educação da Uni-BH Loque Arcanjo Junior e Raul Lanari vão proferir a palestra “História e Memória”, relacionada ao Museu da Mejud. Dia 22, às 15h, haverá a palestra “A Memória nos Inventários e Testamentos do Século XVIII”, do professor do Instituto de Educação da Uni-BH Rangel Cerceau Netto. No dia 23, funcionários da Mejud e da Coordenação de Documentação e Biblioteca (Cobib) apresentam oficina de encadernação de documentos, utilizando folhas recicláveis.
Todos os eventos da 10ª Primavera dos Museus da Mejud serão realizados no Salão Nobre do Palácio da Justiça Rodrigues Campos do TJMG, situado na Avenida Afonso Pena, 1.420, Centro, em Belo Horizonte. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3237-6224 ou pelo correio eletrônico mejud@tjmg.jus.br. Será oferecido certificado de participação.
Fonte: TJMG