memorial.jpg
O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) comemora no próximo dia 11 de novembro, às 17h, os 25 Anos da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud). Instituída pela Resolução nº 108/88, de 09 de novembro de 1988, a Mejud tem o objetivo geral de colher, registrar e divulgar fatos e personalidades da vida jurídica de Minas Gerais, assim como conservar objetos e documentos representativos da história do Judiciário Mineiro.
O ponto alto da programação será a entrega de medalhas comemorativas a autoridades, magistrados, servidores e ex-servidores do Tribunal de Justiça. Segundo o superintendente da Mejud e ex-presidente do TJMG, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, trata-se de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à Instituição. “Eles participam da História do TJ”, destacou.
Na oportunidade, o TJMG inaugura a Coleção Especial com 334 obras jurídicas e literárias de magistrados e servidores A estante ficará aberta ao público em definitivo no Gabinete da Superintendência, no Palácio da Justiça Rodrigues Campos.
memoria2.jpg
Será também inaugurada placa com os nomes dos nove desembargadores mineiros que ascenderam ao Supremo Tribunal Federal, bem como descerrado retrato do juiz José Júlio de Freitas Coutinho pela iniciativa de idealizar, em 1936, quando atuava na comarca de Bonfim, Minas Gerais, a entidade de classe nacional que congregava todos os juízes brasileiros e, posteriormente, tornou-se a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O evento também marcará o lançamento da página eletrônica do museu virtual da Mejud, para disponibilização na internet do acervo expositivo e dos ambientes externos e internos do Palácio da Justiça.
Por fim, o TJMG e o Arquivo Público Mineiro (APM) assinam Termo de Cooperação Técnica para parceria de pesquisa e digitalização de documentos históricos.
A solenidade comemorativa será realizada no Auditório do Anexo I, localizado na rua Goiás, 229, Centro, em Belo Horizonte. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3237 6224 ou pelo correio eletrônico mejud@tjmg.jus.br.
Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira