militaressite.jpg O corregedor-geral de Justiça, Célio César Paduani, assinou a Portaria 760/CGJ/2009, que implantou a Central de Apoio a Magistrados na Corregedoria-Geral de Justiça. A central, diretamente subordinada ao corregedor-geral, tem o objetivo de “possibilitar a mais rápida e eficaz ação nas comunicações versando sobre arrombamento de fóruns, furto ou roubo de armas, munições e outros objetos de crime, escolta de presos, rebeliões e ameaças à integridade física dos juízes de direito ou de seus familiares”.

A criação da Central de Apoio a Magistrados foi motivada pelos problemas crescentes relacionados à segurança dos magistrados e dos edifícios forenses, o que, de acordo com a portaria de criação da Central, causam preocupação, “pois afligem e embaraçam a pronta atuação da Corregedoria, na medida que dependem do concurso de outros órgãos”.

O desembargador Célio Paduani disse que a segurança dos magistrados era uma preocupação desde que assumiu a Corregedoria. Agradeceu a cooperação da Polícia Militar de Minas Gerais, especialmente ao Coronel PM Renato Vieira de Souza, em atender à solicitação da Corregedoria.

Também o juiz Nelson Missias de Morais, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), lembrou que as agressões hoje atingem não só as pessoas, mas também as instituições e elogiou a ação da Corregedoria, que, através da criação da Central de Apoio a Magistrados, reforça a garantia de serenidade e independência dos juízes para exercerem suas funções. Ele lembrou também que o gesto do corregedor confirma as emocionantes palavras ditas em outra ocasião, de que em sua gestão as principais funções da Corregedoria seriam “orientar, orientar e orientar”.

Leopoldo Mameluque, juiz auxiliar da Corregedoria, representando os demais juízes auxiliares e, em especial, o juiz José Osvaldo Mendonça, que foi um dos idealizadores da Central, também comemorou a implantação da Central de Apoio que, segundo ele, trará mais tranqüilidade para os juízes exercerem a função judicante.

O assessor institucional da PMMG, coronel Alexandre Salles de Cordeiro, apresentou os oficiais, o capitão Wellington Caputo e o sargento Walter, lotados na Central, que funcionará em uma sala na sede da Corregedoria.


Fonte: TJMG