O XI Congresso de Pensionistas foi concluído na última sexta-feira, 16, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Participaram 240 pensionistas de todo o país, sendo que Minas Gerais levou a maior delegação: 78 participantes, coordenados pela diretora de pensionistas da Amagis, Marlene Maria Almeida Fernandes.
“Além da beleza do Rio Grande do Sul, o Congresso proporcionou temáticas muito interessantes e válidas para nós pensionistas de todo o país. É muito importante a união de nossa classe, porque é assim que demonstramos nossa força na defesa de nossos direitos”, afirmou a diretora de Pensionistas da Amagis.
Este foi o quinto troféu que as pensionistas garantem ao estado de Minas Gerais pela maior delegação nos Congressos da AMB. Marlene Almeida Fernandes representou o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, na abertura do Congresso.
Carta de Bento Gonçalves
Durante cinco dias, foram debatidos diversos temas de interesse das pensionistas que resultaram na Carta de Bento Gonçalves. Clique aqui para lê-la. O documento será entregue pela diretora Marlene Maria Fernandes aos presidentes da Amagis, desembargador Maurício Soares, e do TJMG, desembargador Herbert Carneiro.
Entre as reivindicações constantes da Carta está a importância de solicitar que os cargos de direção dos Departamentos de Pensionistas sejam ocupados por pensionistas, como já acontece em Minas Gerais. Para Marlene Fernandes, a expectativa quanto ao atendimento dos pleitos em Minas Gerais é muito positiva. “Nosso Estado, apesar de ser mais tradicionalista e conservador, é reconhecido por seu pioneirismo em atitudes, o que nos leva a crer que obteremos sucesso em nossas pretensões”, destacou.
Palestras
Além dos debates em torno dos direitos das pensionistas, durante o Congresso, os participantes puderam assistir a diversas palestras sobre temas como proteção jurídica na maturidade, memória, envelhecimento normal, declínio de algumas habilidades cognitivas e moda. “As palestras foram muito enriquecedoras, bem como os passeios e as reuniões”, destacou a pensionista Maria Rute Neves, da delegação mineira.
O Congresso foi presidido pela diretora do Departamento de Pensionistas da AMB e da Ajuris, Eneida Barbosa, e contou com a participação do presidente da AMB, João Ricardo Costa.