Minas Gerais vai receber o primeiro Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude, o Foeij/MG. A iniciativa inédita dos juízes da Infância e Juventude do Estado tem o objetivo de promover a troca de experiências e discussões técnicas a respeito da Infância e Juventude, buscando melhores caminhos para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. O Fórum conta com a participação e o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj) e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional Socioeducativo (GMF/MG. Também são parceiros do Fórum a Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), o Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup) e o Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv).
De acordo com o juiz Ricardo Rodrigues de Lima, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Juiz de Fora, integrante da Comissão Organizadora do Foeij/MG, a instalação do Fórum em Minas Gerais é importante porque além de fomentar discussões relevantes sobre o tema, uniformiza procedimentos, o que impacta diretamente na qualidade da prestação jurisdicional. “A criação dos Foeji/MG partiu dos Fóruns nacionais, como o Fonajup e o Fonajuv e do incentivo da Abramini. Os encontros nacionais, realizados semestralmente, fomentam esse tipo de discussão e de troca de experiências e nosso objetivo é fazer isso em Minas Gerais. Temos exemplos exitosos em estados como Sergipe, Paraná e Rio de Janeiro. Minas, agora, fará parte desse circuito que nos permitirá aprimorar, ainda mais, nosso trabalho na área da Infância e Juventude”, afirmou o magistrado.
Ricardo Rodrigues falou ainda de sua gratidão às instituições parcerias como o TJMG e a Amagis, que de acordo com ele têm sido pilares da iniciativa. “O Tribunal de Justiça tem sido um grande parceiro desde o início da empreitada, não medindo esforços para a instalação do nosso Fórum e a Amagis, por meio do nosso presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, tem contribuído intensamente para a concretização deste projeto. Essa parceria nos possibilitará dar um passo significativo em benefício das crianças e adolescentes de Minas Gerais”.
A instalação do Foeij/MG, aprovação de seu regimento interno e eleição de sua diretoria acontecerá em Assembleia Geral, conduzida pela superintendente da Coinj, desembargadora Alice de Souza Birchal, no dia 6 de dezembro, às 9h, na sede da Amagis, em Belo Horizonte. Participarão do evento, além dos magistrados e magistradas da Infância e Juventude do Estado de Minas Gerais, representantes das entidades parceiras.
Além do juiz Ricardo Rodrigues, também integram a comissão de organização do Foeij/MG os juízes José Roberto Poiani, Aline Gomes dos Santos Silva, Flávio Schmidt e Andreya Alcântara Ferreira Chaves.
Logo após a realização da assembleia, terão início as atividades do Foeij/MG. A programação ainda está sendo elaborada pela comissão organizadora do evento.