Com o tema “Comunicação pública: gestão e perspectivas no sistema de justiça”, a décima primeira edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) tem como palco a cidade de Belo Horizonte, mais precisamente o auditório do anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na rua Goiás, 229, Centro, onde serão realizadas as palestras e painéis; e a Associação Médica de Minas Gerais, na avenida João Pinheiro, 161, Centro, local das oficinas e reuniões setoriais.

O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não-governamental de assessores de comunicação do Judiciário, do Ministério Público, das Defensorias, dos Tribunais de Contas, da OAB, de entidades representativas da magistratura e outras instituições, em parceria com as cortes brasileiras. Além dos assessores de comunicação de órgãos da Justiça, o congresso tem como público alvo magistrados, parlamentares, estudantes universitários, principalmente da área de comunicação social, e a imprensa em geral. Na ocasião será conhecida a iniciativa vencedora do XIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido pela Conbrascom a trabalhos destacados e inovadores de profissionais da área.

As inscrições seguem abertas até 12 de junho, com valores diversificados conforme as modalidades “sócio FNCJ”, “não sócio FNCJ” e “estudante”, mediante empenho (para as duas primeiras) e depósito em conta (para todas as categorias). Para mais informações, consulte a página http://www.fncj.org.br/conbrascom/inscricao. Os inscritos até 17 de abril de 2015 puderam se candidatar ao XIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, de acordo com o regulamento. Foram submetidos 153 trabalhos, cuja abrangência varia de artigos acadêmicos a estudos de caso, passando por fotografias, mídias digitais e radiofônicas, vídeos institucionais e outros assuntos e abordagens, os quais serão avaliados por uma comissão de jurados de reconhecida competência.

Programação

A programação de 18 de junho, que se inicia às 9 horas, prevê palestras, como a da consultora de comunicação Nádia Rebouças; painéis, com a participação das comunicadoras Adriana Chiarini, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Giselly Siqueira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e oficinas sobre planejamento estratégico, com a jornalista e assessora de comunicação Juliska Azevedo; comunicação interna, com Elizeo Karkoski, diretor de Novos Negócios da Agência P3K Comunicação; e gestão de canais e plataformas de comunicação, com o empresário Fernando Freitas. Nessa data serão apresentados os projetos finalistas ao Prêmio.

Na sexta-feira, 19 de junho, as atividades se concentram em reuniões setoriais e dois painéis. Participarão do primeiro, “Comunicação Cidadã e Responsabilidade Social: a Importância da Comunicação Pública na Democratização da Mídia”, o professor Fábio Castro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e os jornalistas Ivan Moraes Filho (Programa de Comunicação Centro de Cultura Luiz Freire) e Tereza Cruvinel (RedeTV! News). Os desembargadores Túlio Martins, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, assumem o painel “Abrindo a caixa: como desenvolver estratégias de Comunicação Integrada no Poder Judiciário”, ao qual se seguirá sessão plenária. Às 21h, após o encerramento dos debates, haverá a solenidade de premiação.

Fonte: TJMG