A mineira Mariana Rodrigues Vieira, de 19 anos, tirou 980 pontos em um total de 1 mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Ela quase ficou no seleto grupo de 250 estudantes que tiraram nota máxima nesta parte da prova, enquanto 529 mil tiraram zero. O resultado da prova foi divulgado nessa terça-feira (13) pelo Ministério da Educação.

Mariana disse que a leitura é uma das chaves para o sucesso na redação. “Acho que, quanto mais você ler, melhor vai conseguir argumentar. Outra dica é ficar antenado no que está acontecendo, além de praticar. Acredito que a redação, especificamente do Enem, tem toda uma estratégia e, graças ao meu ano de prática, consegui elaborar e seguir essa ‘estrutura Enem’ de texto”, contou em entrevista ao apresentador Eduardo Costa, no programa 'Chamada Geral', daItatiaia.

Na redação, o estudante deveria dissertar sobre questões éticas associadas à publicidade infantil. “Foi um tema que não foi debatido muito nas escolas e nos cursinhos. Foi muito inesperado, mas eu gostei porque, como já gosto da comunicação, soube argumentar”, relatou.

Após se formar no ensino médio pelo Colégio Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, em 2013, a jovem entrou em um cursinho preparatório para o Enem. Perfeccionista, ela diz estar curiosa entender o porquê de não ter chegado à pontuação total. “Estou doida para saber o que me tirou esses 20 pontos.”

Mariana já passou no vestibular da PUC-MG para o curso de jornalismo, mas, com a nota do Enem, pretende ingressar na UFMG. “Eu gosto muito da Comunicação Social. Sempre tive muita vontade de estudar essa área. Então parti para o jornalismo”, concluiu.

Fonte: Rádio Itatiaia