Nada menos que 139 cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório em Minas Gerais. As graduações ficaram com notas 1 ou 2 (de um teto de 5). O montante equivale a 20% das 682 analisadas. Apesar do resultado, o Estado está acima da média nacional, que foi de 30% de reprovação.

Duzentas e trinta e três instituições mineiras participaram da prova. Apenas quatro cursos de universidades públicas tiveram média considerada ruim. Porém, duas unidades de prestígio – Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – ficaram com pontuação 1 e 2, nas graduações de jornalismo e psicologia, respectivamente. A reportagem tentou contato com as instituições, mas ninguém foi localizado para comentar os dados.

Punições

O desempenho dos estudantes no Enade tem peso importante na formação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que representa a qualidade dos cursos e que leva em consideração, além do exame, fatores como titulação do corpo docente e infraestrutura.

É com base no CPC – que também tem pontuação entre 1 e 5 – que os cursos com qualidade ruim são punidos, impedidos de abrir novas vagas em vestibular. No ano passado, 207 graduações foram impedidas de ofertar novas vagas no país.

A expectativa é a de que o CPC de cursos avaliados em 2012 seja divulgado em novembro. Por enquanto, nenhuma punição está prevista, informou o Ministério da Educação. A pasta fará visitas a todas as unidades com conceito insatisfatórios.

No Brasil, os 30% de cursos com notas insatisfatórias mostram um resultado pior do que há três anos. Em 2009, o percentual foi de 24,9%. Apesar de o índice ser menor do que o verificado no ano passado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que houve melhora nesse período. Isso porque, naquele ano, 26,6% dos cursos não tiveram nota no Enade. Em 2012, esse índice foi de apenas 1,8%.

Entre os dois anos, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%. Com conceito 4, o avanço foi de 9,7% para 19%. O índice de nota 5 subiu de 1% para 5,4%.

Quantidade de cursos de universidades mineiras avaliada pelo Enade e respectivas notas:

- 44 ficaram com nota 5
- 155 obtiveram nota 4
- 328 tiveram nota 3
- 131 atingiram nota 2
- 08 foram avaliados com nota 1
- 16 cursos não receberam nota, ou porque os alunos boicotaram a prova ou não havia formandos


- O que é o Enade?
Avaliação federal do ensino superior aplicada anualmente a alunos de um determinado grupo de cursos. É obrigatório para as instituições federais e privadas – as estaduais e municipais podem aderir

- Para que serve?
É o principal componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que mede a qualidade das instituições de ensino superior do país

- Quem participa?
Estudantes do último ano dos cursos. Nessa edição, foram 536 mil alunos

- Qual a periodicidade?
A cada ano, o exame é aplicado para alunos de uma determinada área do conhecimento

- O que acontece na prática?
Cursos insatisfatórios em avaliações sucessivas podem ser impedidos de ter novos vestibulares


Fonte: Hoje em Dia