O Ministério Público de Minas Gerais homenageou autoridades e personalidades com a Medalha do Mérito do MPMG, em solenidade realizada no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, no dia 12 de setembro.

O evento encerrou a programação da Semana do MPMG 2025, que teve como tema “Inteligência artificial no MPMG: futuro responsável”. Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas, a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite.

A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça de Minas e chanceler da Medalha, Paulo de Tarso Morais Filho. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da tecnologia e da Inteligência Artificial, mas, sobretudo, do ser humano. Segundo o procurador-geral, “a máquina tem os dados, mas os dons somente os seres humanos os têm. Não há inteligência artificial que retire”. De cada homenageado, Paulo de Tarso destacou qualidades e características que são, de acordo com ele, insubstituíveis pela IA. “É uma honra destacar essas pessoas que têm talentos especiais e os usam para o bem comum, inspirando outros a trilhar caminhos de dedicação e entrega”, afirmou.

Entre os agraciados deste ano estiveram o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin (que receberá a comenda posteriormente); o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, que recebeu o Grande Colar; a presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rosa; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luiz Kukina; e a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo, que receberam a Medalha de Honra do MP Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos. Ainda na solenidade, foi outorgada a Comenda do MP Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto.

A Medalha é conferida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à própria instituição.

Eric Bezerra / MPMG
Eric Bezerra / MPMG

 

O orador oficial da cerimônia foi o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior. Em seu discurso, o magistrado falou da honra em receber a comenda e “representar todas as pessoas aqui homenageadas para falar em seus nomes”. Ele recordou sua trajetória no MPMG, onde ingressou em 1988, ressaltou a importância do Ministério Público para a sociedade e o orgulho que tem em ter sido promotor de Justiça. “Quando fui promotor em Conceição do Rio Verde, em 1988, era promotor da comarca vizinha o nosso querido Francisco José Lins do Rêgo, que nos deixou de uma forma tão trágica e covarde, mas deixou seu nome marcado indelevelmente na história, não só da instituição, mas de todo o Brasil”, disse.

Para a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, a outorga da Medalha do MPMG valoriza o compromisso coletivo com a defesa da cidadania, do Estado Democrático de Direito e da justiça. “É uma honra participar deste momento que reconhece personalidades tão significativas para a sociedade mineira e brasileira”, afirmou.

Veja abaixo a lista dos agraciados:

Grande Colar do Ministério Público 

Presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin 

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior 

Medalha de Honra do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos 

Presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha 

Ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luíz Kukina 

Ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral - biênio 2023-2025 Edilene Lôbo 

Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur 

Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro 

Deputado estadual Doorgal Andrada 

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan 

Advogado-geral adjunto consultivo do Estado de Minas Gerais, Wallace Alves dos Santos 

Comenda do Ministério Público Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto 

Diretora-geral da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Ana Paula Moreira Gurgel 

Diretor executivo da Rede Record Minas, Paulo Batista 

Gerente administrativo-financeiro da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Márcia Regina de Assis Nogueira 

Jornalista da TV Globo Minas Larissa Carvalho