A trajetória dos movimentos feministas foi o tema da palestra magna proferida pela ministra Eliana Calmon, primeira mulher a compor o STJ (Superior Tribunal de Justiça), em evento que celebrou o Dia Internacional da Mulher, na data de ontem. A solenidade foi realizada pela OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais) e pela ABMCJ-MG (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica), que aproveitaram a oportunidade para homenagear mulheres que se destacam no mundo jurídico e na luta pelos direitos femininos, entre elas, a desembargadora do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) Kárin Emmerich.

Ministra Eliana Calmon

Foto: Victor Schwaner

Superintendente da Comsiv (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar) do TJMG, a desembargadora Kárin Emmerich foi homenageada como forma de reconhecimento pelo “exemplo de competência, integridade ética e acurado saber jurídico” na atuação dela como magistrada. “Eu me sinto feliz e gratificada por ter me sobressaído e alcançado igualdade de direitos com meus colegas homens, nesse universo tão masculino que é a magistratura” disse a desembargadora.

Homenagem

Foto: Victor Schwaner

A magistrada acredita também que esse reconhecimento se deu em virtude de seu trabalho à frente da Consiv, responsável pelo desenvolvimento das políticas de atendimento, treinamentos e ações relacionados com o combate e a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A coordenadoria promove também a articulação com órgãos públicos, entidades públicas e privadas e organizações não governamentais envolvidos nos trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas voltadas para a vítima, o agressor e os familiares.

Na ocasião, foram homenageadas também Cléa Carpi da Rocha, conselheira federal da OAB do Rio Grande do Sul; a major da Polícia Militar Maria de Fátima Rufino Figueiró; e a advogada Yvonne de Souza. Durante o evento, foi ainda dada posse à mesa diretora da ABMCJ-MG.

Participaram da cerimônia, ocorrida no auditório da Ordem dos Advogados, o presidente da seccional mineira da Ordem, Antônio Fabrício Gonçalves, a vice-presidente da OAB-MG e coordenadora da ABMCJ-região sudeste, Helena Delamonica, o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado de MG, Sérgio Murilo; conselheiros federais e seccionais da OAB, dirigentes de subseções, autoridades judiciais, militares e advogados.

A ministra Eliana Calmon integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, grupo que faz parte de uma rede de fundações internacionais de cunho jurídico e de movimentos pelas mulheres nas carreiras jurídicas.

Fonte: TJMG