O ministro das Comunicações Hélio Costa assina a exposição de motivos para outorga para a abertura do sinal da TV Assembléia, nesta quinta-feira (27/11/08). Para isso, a Reunião Ordinária de Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais será interrompida, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Após a assinatura do documento, o projeto de outorga será enviado à Presidência da República e, em seguida, encaminhado ao Congresso para ratificação. O passo seguinte é a assinatura da concessão do canal educativo de Belo Horizonte, 35 UHF, para uso da ALMG. O canal aberto atingirá também parte dos municípios de Contagem, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Ibirité.

O presidente Alberto Pinto Coelho assinala a conquista do sinal aberto como um momento importante de fortalecimento da democracia. \"Com a abertura do sinal, o dia-a-dia do Legislativo poderá ser acompanhado de perto por um número muito maior de pessoas, que passarão a conhecer e a entender melhor o funcionamento do Parlamento mineiro\", afirma o presidente.

Para o diretor da TV Assembléia, Rodrigo Lucena, com a outorga, a tendência é que o canal legislativo se expanda, porque a TV Assembléia passa a ter autorização para operar como geradora em Belo Horizonte, com retransmissoras nos municípios. \"Vamos precisar fazer um planejamento para expandir o sinal da TV\", explicou Lucena, para quem a outorga traz outra vantagem: o direito a um canal digital em BH. A programação da TV não deve sofrer alterações, mas a responsabilidade passa a ser maior. \"Como atingiremos um público bem maior, precisaremos ser mais didáticos na apresentação dos assuntos do Legislativo\", explicou o diretor.

Pioneirismo

A solenidade de assinatura do documento para outorga acontece três dias antes do aniversário de 13 anos da TV, comemorado no dia 30 de novembro. A TV Assembléia foi o primeiro canal legislativo do Brasil criado após a publicação da Lei 8.977/95, que regulamenta o serviço de TV a cabo no Brasil. No dia 30 de novembro de 1995, entrava em operação o canal 40, em Belo Horizonte, hoje canal 11. Eram duas horas e meia de programação, contendo basicamente reprises de reuniões do Plenário da Assembléia.
Hoje, a TV atinge mais de 180 municípios mineiros e sua grade incluiu 18 horas diárias de programação, com cobertura ao vivo das reuniões de plenário, noticiários, debates, mesas-redondas e a transmissão de eventos institucionais, como seminários legislativos, fóruns técnicos e ciclos de debates, além das atividades culturais promovidas pela Assembléia.


Fonte: ALMG


A Amagis tem um programa de TV em parceria com a Assembléia, o Via Justiça, apresentado pelo jornalista Manoel Guimarães. O programa debate assuntos relativos ao Poder Judiciário e vai ao ar nos seguintes dias e horários:


Canal 11, em Belo Horizonte

Exibição:
Sexta-Feira, às 23:00 horas

Reprises:
Sábado, às 16:20 horas
Domingo, às 19 horas
Segunda-feira, às 08:30 horas
Terça-feira, às 12:20 horas