No início da sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, a primeira conduzida pelo novo presidente, ministro Eros Grau, o ministro Gilmar Mendes teceu elogios ao novo ocupante do cargo, que substitui o ministro Cezar Peluso, empossado na Presidência do STF, no último dia 23.
O ministro Gilmar Mendes justificou sua intervenção antes do início dos julgamentos pela Turma, afirmando que não estivera presente à sessão da terça-feira passada, em que o ministro Eros Grau foi eleito para o cargo. “Vossa Excelência, que dignificou a advocacia e a cátedra (como professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo), dignifica também a magistratura nacional”, afirmou o ministro Gilmar Mendes.
“Vossa Excelência me impressiona como magistrado e como homem público”, acrescentou. “Identifico gestos em Vossa Excelência que fazem com que a gente acredite mais no ser humano”, observou, ressaltando, no entanto, que “talvez seja um pouco suspeito em virtude da amizade que nos une”.
Ao agradecer, o ministro Eros Grau disse ter aprendido, na Suprema Corte, a imensa dignidade dos seus colegas, ressaltando, também, a grandeza de seus corações.
Fonte: STJ