O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nota nesta sexta-feira em que homenageia a eleição do professor Antônio Augusto Cançado Trindade para a Corte Internacional de Justiça, em Haia, principal órgão judiciário das Nações Unidas.

Cançado é professor de Direito Internacional Público na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco. É também membro da Academia de Direito Internacional da Haia e titular do Instituto de Direito Internacional, na Bélgica. Ele recebeu o apoio de 163 membros da Assembléia Geral das Nações Unidas, onde foi o candidato mais votado, e de 14 membros do Conselho de Segurança.

De acordo com nota oficial do Itamaraty, a votação do professor Cançado Trindade na Assembléia Geral foi a maior da história das eleições para a Corte. Ele terá mandato de nove anos, a partir de 2009.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo ministro Gilmar Mendes:

“A consagradora eleição do professor Cançado Trindade como juiz da Corte Internacional de Justiça consolida a tradição brasileira de sempre contribuir com nomes de expressivo preparo intelectual e destacada envergadura moral na composição dos mais importantes organismos internacionais. O brilhantismo sobejamente reconhecido na comunidade acadêmica nacional e internacional afiança desde logo a excelência do desempenho do novo juiz na Corte de Haia.\"

Fonte: STF