O ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será empossado como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça- feira (20), às 19h. Hamilton Carvalhido vai substituir o ministro Fernando Gonçalves, que se despediu do TSE no último dia 15, devido à sua aposentadoria.
O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), outros dois juízes entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República. Hamilton Carvalhido foi eleito pelo STJ para compor o TSE no último dia 6.
Ministro do STJ desde abril de 1999, o ministro Hamilton Carvalhido compõe a Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal.
O ministro foi membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Começou a carreira jurídica como Defensor Público, nomeado por concurso público em 1966, no antigo Estado da Guanabara. Também é membro da International Association of Prosecutors e da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, além de professor em Faculdades de Direito em Brasília.
Fonte: TSE