O ministro do TSE e STJ João Otávio de Noronha, corregedor-geral eleitoral, diretor da Escola Judiciária do TSE e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, realizou, na tarde desta sexta-feira, 20, no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), uma palestra sobre os Desafios e Perspectivas da Justiça Eleitoral no Brasil dentro de evento promovido pela Escola Judiciária do TRE-MG em parceria com o Ministério Público Eleitoral, e com o apoio da Amagis. O juiz Maurício Soares, vice-presidente de Saúde da Amagis, representou o presidente, desembargador Herbert Carneiro, no evento.
A palestra faz parte da programação da edição de Belo Horizonte do Ciclo Regional de Debates - Encontro de Juízes e Promotores Eleitorais, que aconteceu durante toda esta sexta-feira (20) com oficinas que abordam temas como crimes eleitorais, inelegibilidade e questões práticas que envolvem a atividade na Justiça Eleitoral.
Na abertura da palestra, presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, apresentou o ministro João Otávio que segundo ele é uma pessoa que deve inspirar a todos pela vida pessoal e profissional e explicou a necessidade de pessoas como o ministro para falar de um assunto que envolve um aperfeiçoamento da prestação jurisdicional que seja eficiente, segura e rápida.
O ministro João Otávio de Noronha afirmou que a magistratura precisa mudar seu perfil e deve ouvir mais os jurisdicionados buscando a pacificação das partes. Além disso, Noronha observou a importância do tema de sua palestra pelo momento político que o pais passa e, de que somente uma reforma política não resolverá o momento de crise, é necessário um comprometimento também dos partidos políticos.
Participaram ainda do evento o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo; o vice-presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho; e o desembargador Edgar Penna Amorim.