O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, foi nomeado nesta quarta-feira, 31 de julho, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de corregedor nacional de Justiça, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mauro Campbell Marques vai substituir o ministro Luis Felipe Salomão para o biênio 2024/2026. A posse será realizada no dia 3 de setembro, às 10h, no Plenário do CNJ.

Indicado para a corregedoria nacional pelo Pleno do STJ no dia 23 de abril, o ministro Mauro Campbell teve o nome aprovado pelo Senado Federal no dia 19 de junho. Também no Senado, Campbell foi sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), recebendo aprovação por unanimidade.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos parabeniza o ministro pela nomeação fruto de uma trajetória exemplar marcada por um compromisso com a justiça e deseja sucesso nesta nova missão. “Temos a certeza de que o ministro Mauro Campbell desempenhará com excelência as funções de corregedor nacional, contribuindo para o fortalecimento do Poder Judiciário e para a garantia dos direitos e deveres de todos os cidadãos”, disse o presidente Luiz Carlos.


Crédito: Gustavo Lima/STJ

Em sua fala durante a sabatina no Senado Federal, o novo corregedor do CNJ citou o desafio para lidar com o acúmulo, traduzido em 80 milhões de ações em tramitação. O magistrado também falou que o papel do juiz “não é somente proferir sentença, mas também social”.

 

Trajetória

Mauro Luiz Campbell Marques nasceu em 9 de outubro de 1963, em Manaus - AM. Possui graduação em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett no Rio de Janeiro e pela Escola Superior de Guerra (ESG). Ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987. Atua como ministro do STJ desde 2008 em vaga destinada ao Ministério Público. Foi Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira

*com informações STJ e CNJ