O advogado Sérgio Santos Rodrigues lança, nesta quinta-feira, 14, o livro “Futebol S.A.: Reflexões históricas, jurídicas e econômicas de quem liderou a criação da primeira SAF do Brasil”, publicado pela Editora Amanuense. O evento acontecerá às 19h, no auditório da sede da Amagis (Albita, 194, 2º andar, Cruzeiro, BH/MG).

Durante o lançamento, haverá bate-papo do autor Sérgio Rodrigues com o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, com o desembargador federal Flávio Boson Gambogi, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região e com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Ricardo Mohallem. Sérgio Santos Rodrigues é filho do desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, ex-presidente do TJMG. 

 

Futebol S.A traz um panorama do que levou a legislação brasileira a adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Sérgio Rodrigues registra as tentativas de profissionalização da gestão do futebol antes da SAF, por meio dos clubes-empresa e apresenta diferentes modelos de criação de SAFs, a partir da edição da Lei da SAF. O livro trata, ainda, do futuro da gestão do esporte no Brasil.

“Se no início a prática desportiva era mero lazer, hoje ela é uma indústria imensa, que envolve empregos, impostos, patrocínios, direitos de televisão, turismo etc. Assim, nenhum tipo societário se amolda melhor às palavras mercado e negócio que a sociedade anônima”, afirma o autor, que é filho do ex-presidente do TJMG,  desembargador Joaquim Herculano Rodrigues.

O livro tem prefácio do presidente do Congresso Nacional e autor da Lei da SAF, senador Rodrigo Pacheco, e posfácio do relator da lei, senador Carlos Portinho.

Lançamento do livro “Futebol S.A.: Reflexões históricas, jurídicas e econômicas de quem liderou a criação da primeira SAF do Brasil”, Editora Amanuense

Data e hora: 14 de setembro, às 19h

Local: Amagis – Associação dos Magistrados Mineiros. Rua Albita, 194 – Cruzeiro, Belo Horizonte

Sérgio Santos Rodrigues é advogado, mestre em Direito pela Faculdade Milton Campos, em MG, e doutorando pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal. É presidente do Cruzeiro Esporte Clube, primeira SAF do Brasil. Cursou MBA em Gestão de Entidades Desportivas pela Escola do Real Madrid, na Espanha. Possui diploma de Club Management pela FIFA e de gestor de futebol pela CBF. Foi professor na Escola Superior Dom Helder Câmara e na Universidade Fumec, tendo ministrado aulas de Direito Empresarial, Direito Desportivo (graduação e pós-graduação), Direito do Consumidor e Teoria Geral do Direito. É autor dos livros: “Comentários ao Estatuto de Defesa do Torcedor”; “O Direito passado a limpo”; “Tópicos de Direito Municipal – Vol. 1 e 2”; e “Manual de Direito Desportivo”. Foi membro do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil (2018-2022), conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (2016-2018) e conselheiro federal da OAB (2013-2015).