ministrosamb.jpg
Sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (29), comandada pelo presidente do STJ, ministro Felix Fischer, homenageou os ministros aposentados Cesar Asfor Rocha, Hamilton Carvalhido e Massami Uyeda, que integraram os quadros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, participou da cerimônia.

Em discurso, o ministro Felix Fischer exaltou a excelência dos magistrados aposentados: “Com admirável proficiência tomaram milhares de decisões. Oriundos de estados distintos, também vieram de classes distintas de atuação. Da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) veio o cearense Cesar Asfor Rocha; do Ministério Público do RJ recebemos o procurador Hamilton Carvalhido; e coube ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo trazer o desembargador Massami Uyeda. Todos agregaram, em uníssono, o imenso cabedal acumulado não obstante a diversidade das origens, o de bem servir aos jurisdicionados, o de contribuir para o fortalecimento jurisdicional, e para o aprimoramento da justiça brasileira.”

O ministro Carvalhido, que continua atuando como advogado, falou da importância da solenidade: “Esse ato pertence ao mundo dos significados. Nele são ratificados os nossos laços com esse tribunal que é chamado de Tribunal da Cidadania. Ou seja, nos aposentamos, seguimos a nossa vida, mas mantemos o título de ministro. Portanto, continuamos vinculados a esta Casa, aos seus princípios e aos valores que regem nossas conduta onde quer que estejamos.

”Cesar Asfor Rocha acrescentou: “Estou feliz por reencontrar amigos, velhos e novos companheiros, e venho ao Tribunal sempre prestigiado, como órgão de contas do Poder Judiciário brasileiro que presta um grande serviço à nossa sociedade”. Massami Uyeda ressaltou: “Preservar a memória daqueles que passaram e que deixaram algum legado também serve de farol indicativo para as novas gerações, porque o trabalho de todos contribuiu para o fortalecimento da cidadania, que é o objetivo deste tribunal.”

Os homenageados receberam do presidente uma placa em reconhecimento pelo trabalho dedicado ao STJ. Paralelamente foi lançada uma coletânea com alguns dos julgados mais marcantes que os magistrados deixaram registrados em sua trajetória na corte.


Fonte: AMB
Foto: AMB divulgação