Uma missa em Ação de Graças pela unificação da Segunda Instância no Edifício Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pela inauguração dos plenários do TJMG e pelo primeiro ano da gestão do presidente, desembargador Herbert Carneiro, foi realizada na noite desta sexta-feira, 30, na nova sede do Tribunal, em Belo Horizonte. A celebração, que contou com a participação do coral da Amagis, foi feita pelo padre Alexandre Fernandes.
O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, e a presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, participaram da celebração, além de familiares do presidente do Tribunal, membros da diretoria do TJMG, magistrados, servidores e outras autoridades.
Antes da celebração, o presidente Herbert Carneiro, ao lado da ministra Cármen Lúcia e dos desembargadores Geraldo Augusto de Almeida (1º vice-presidente), Wagner Wilson Ferreira (2º vice-presidente), Saulo Versiani Penna (3º vice-presidente) e André Leite Praça (corregedor-geral de Justiça), descerrou a placa de inauguração dos 11 plenários do edifício.
O prédio
A sede do TJMG foi transferida para a Av. Afonso Pena, nº 4.001, no bairro Serra, no mês de junho de 2016. O prédio tem 52.271m² de área construída. Na sede, estão instalados os gabinetes da Presidência e Vice-Presidências do TJMG, além dos gabinetes dos desembargadores, assessorias, cartórios das câmaras, plenários e setores administrativos.
Um saguão, com cerca de 400m2, garante mais espaço para a circulação e a convivência de advogados e usuários que acompanham as sessões.
Em julho, será concluída a reforma do auditório no térreo, que terá capacidade para a realização das sessões do Pleno, composto por todos os 130 desembargadores do TJMG. As câmaras cíveis e criminais começaram a realizar suas sessões na nova sede no dia 20 de junho.