Foi celebrada, na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte, missa em ação de graças pela posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2024/2026. Membros da diretoria da Amagis participaram da celebração, que foi presidida pelo arcebispo da capital mineira, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Os novos dirigentes do TJMG tomarão posse na tarde de hoje em solenidade realizada no Palácio das Artes. São eles: desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, presidente; desembargador Marcos Lincoln dos Santos, 1º vice-presidente; desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente; desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, 3º vice-presidente; desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, corregedor-geral de Justiça; e desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, vice-corregedora-geral de Justiça.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou da satisfação em participar da missa em ação de graças pela posse da nova diretoria do TJMG, de acordo com ele, um momento de profunda reflexão e gratidão. “A nova diretoria do Tribunal de Justiça traz consigo a responsabilidade de conduzir a Justiça mineira com sabedoria, integridade e compromisso com a sociedade. Em nome da Amagis, expresso total apoio e desejo uma gestão profícua e exitosa”, disse.


A vice-presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou da celebração, de acordo com ela um momento de grande significado. “A missa em ação de graças, conduzida pelo arcebispo Dom Walmor, é uma oportunidade de renovarmos nosso compromisso com a Justiça e com a ética, que devem guiar todas as nossas ações”, afirmou a magistrada, desejando aos novos dirigentes um mandato sereno e repleto de sabedoria.

Durante a missa, que contou com a presença de magistradas, magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossados, autoridades civis e miliares e operadores do Direito, Dom Walmor saudou o presidente eleito do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e todos os integrantes da nova diretoria do Tribunal. O arcebispo destacou a necessidade do empenho pela Justiça, sem a qual, segundo ele, nenhuma sociedade chega aos patamares do amor. “A Justiça é pedagoga e indispensável. Praticada, ela nos ajuda a trilhar o caminho adequado e a exercitar a experiência do amor. É preciso respeitá-la e promovê-la e, para isso, precisamos de homens e mulheres abertos à Justiça e comprometidos com ela. Desejo que a nova diretoria do TJMG continue esse caminho, firmando a história de promover sempre e cada vez mais a justiça para que, ancorados nela, possamos viver e promover o amor”, disse.

O presidente eleito do TJMG agradeceu a presença de todos em nome da diretoria que será empossada na tarde de hoje. “Ter Dom Walmor, mais uma vez, celebrando a missa de ação de graças é uma demonstração do caminho que devemos seguir nas nossas atividades diárias: um caminho de fé, de esperança e, principalmente, de equilíbrio e solidariedade”, afirmou. Corrêa Junior ressaltou ainda que o objetivo da atual direção é buscar satisfazer os anseios da população e trabalhar para que o Judiciário esteja cada vez mais próximo da sociedade. “Que sejamos abençoados para buscar com fé, trabalhar com afinco e ter olhos de solidariedade e compaixão em especial para aqueles que são mais carentes de justiça. Que deus nos ilumine e que tenhamos força para que, no próximo biênio, todos os nossos esforços sejam dedicados para cumprir nosso dever e transformar essa sociedade em uma sociedade mais justa, solidária e que tenha visão para aqueles que mais necessitam”, concluiu o desembargador Corrêa Junior.

A cerimônia contou com a apresentação do Grupo de Câmara da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG e foi transmitida pelo canal do TJMG no Youtube.