Nesta quinta-feira, 29 de setembro, adolescentes da comarca de Monte Belo que integram a 2ª Turma da Guarda Mirim se formam. A solenidade de formatura acontece às 19h, no Salão Paroquial de Monte Belo, na Avenida Francisco Wenceslau dos Anjos, nº 161, Centro.

O programa Guarda Mirim é uma iniciativa da juíza Lúcia Regina Vertuan Freschi Landgraf e tem como objetivo evitar que adolescentes se envolvam na marginalidade, mostrando a eles que vale a pena trilhar o caminho do bem. A formatura da 1ª Turma da Guarda Mirim de Monte Belo foi realizada no dia 25 de março de 2011.

A iniciativa oferece aos participantes aulas de informática, inglês, português, redação, educação ambiental e abordam temas como drogas, sexualidade, Estatuto da Criança e do Adolescente, ética, cidadania, solidariedade, valores, espiritualidade, entre outros.

Requisitos

A Guarda Mirim é formada por adolescentes de ambos os sexos. Para integrá-la, é necessário não ter cometido atos infracionais, apresentar aproveitamento escolar acima da média e, preferencialmente, pertencer a famílias carentes. Os beneficiados recebem assistência médica, odontológica e hospitalar e participam também de competições esportivas e de passeios de entretenimento e cultura.

Os candidatos à Guarda-Mirim são selecionados após estudo social realizado pela equipe do Fórum local. Os adolescentes aprovados passam por um curso de formação e, se vencerem esta etapa, são encaminhados a órgãos públicos e empresas privadas, para exercerem atividades típicas de aprendizes. Como incentivo, eles recebem um auxílio financeiro mensal no valor de 40% do salário mínimo.


Fonte: TJMG