O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Márcio Aristeu Monteiro de Barros, proferiu palestra hoje, 7 de abril, para estudantes do 1º período do curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), unidade de Belo Horizonte, dentro do Programa Conhecendo o Judiciário. O magistrado falou aos alunos, no auditório do Anexo II, sobre a estrutura do Poder Judiciário no Estado e na União.

Na qualidade de conciliador voluntário, Monteiro de Barros explicou o funcionamento das Centrais de Conciliação, Juizados Especiais, Juizados de Conciliação e Central de Conciliação de Precatórios. Ao se definir como “um entusiasta da Conciliação”, resumiu: “É um meio de evitar que um conflito possa vir a tomar conta do Poder Judiciário, que já tem um volume imenso de demandas”.

O Programa Conhecendo o Judiciário, implantado pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), existe desde 1999 e visa estreitar as relações entre o Poder Judiciário e a sociedade civil, através de atividades como visitas orientadas e palestras. Com a experiência adquirida em quase quatro décadas de magistratura, o ex-presidente considera o programa muito importante, pois, no seu entendimento, os alunos participantes necessitam de uma orientação sobre a profissão que vão abraçar. “Hoje, são estudantes de Direito, mas, futuramente serão advogados, que poderão se tornar juízes”, orientou.

Fonte: TJMG