Faleceu nesta terça-feira,22, em Belo Horizonte, o ex-diretor-geral do TRE-MG, Roberto Lima de Antunes Siqueira, que também foi responsável pela estruturação da área de Informática da Justiça Eleitoral mineira . Ele foi um dos especialistas que contribuíram para a elaboração do atual modelo da urna eletrônica, apresentando, em 1995, em parceria com a IBM, um protótipo ao TSE, a partir do qual, agregando-se algumas alterações, foi desenvolvida a urna.
Em 1974, promoveu, ao lado do então juiz federal que atuava no TRE mineiro, Carlos Mário Velloso, a primeira experiência de utilização, em Minas, de computadores para a totalização dos resultados da eleição, em substituição às máquinas de calcular.
Foi diretor-geral do TRE nos anos de 1985 e 1986 e, em 1989, a convite do ministro Néri da Silveira, então presidente do TSE, dirigiu a Secretaria de Informática daquele Tribunal. Em 1994, compôs uma das chamadas “comissões de notáveis” criadas pelo TSE, na gestão de seu então presidente, o ministro Carlos Velloso, para propor inovações às eleições – tendo atuado diretamente nas propostas ligadas à informatização das eleições.
No dia 26 de setembro de 2006, quando a Justiça Eleitoral mineira celebrava os dez anos da urna eletrônica, Roberto Siqueira foi agraciado com a “Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello”, instituída pelo TRE-MG em 2000. Na ocasião, afirmou: “sinto-me feliz por ter contribuído para o processo de informatização da Justiça Eleitoral. Além da rapidez na apuração, a urna proporciona eleições sem fraude e me orgulho de poder contar isso para os meus netos”.
Fonte: TRE