Faleceu nesta sexta-feira, 14/1, o poeta amazonense Thiago de Mello, aos 95 anos. Nome reconhecido internacionalmente na poesia, Thiago de Mello teve seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas.

Quem já ouviu algum discurso ou conversou mais longamente com o desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente do TJMG e da Amagis, certamente já teve a satisfação de ouvir alguma citação da poesia de Thiago de Mello.

Leia abaixo a mensagem escrita pelo desembargador Nelson sobre o escritor amazonense. A Amagis se une ao desembargador Nelson na homenagem ao poeta.



O poeta amazonense Thiago de Mello. — Foto: André Argolo/DivulgaçãoPoeta Thiago de Mello - Foto: André Argolo/Divulgação

Dia triste: hoje partiu o nosso grande poeta, Thiago de Mello.

"Há dois anos [janeiro de 2020], tive o privilégio, tomado de uma profunda emoção, de ser recebido pelo maior poeta brasileiro, Thiago de Mello, na sua residência em Manaus.

Fui com o meu filho Thiago, que leva esse nome em homenagem a ele. Fomos acompanhados de um grande amigo, Cássio, juiz do Amazonas.

Foi uma manhã memorável . Uma das maiores emoções da minha vida.

Ouvimos histórias lindíssimas do Thiago de Mello, relacionadas à sua história, à sua prisão na ditadura, à sua poesia e sobre fatos relacionados a alguns dos seus parceiros e amigos, como Pablo Neruda e Carlos Heitor Cony.

Gostaria que o meu primeiro filho conhecesse quem inspirou o seu nome.

O poeta ficou feliz quando o relatei esse fato e disse: ‘isso vale mais que um prêmio de literatura.’

O carinho com que ele tratou o meu filho é inesquecível.

Ao final ele o presenteou com um livro, com seu poema Estatutos do Homem. Fez a dedicatória, se levantou e ficou ao lado do meu filho. Abriu o livro e apontou com o dedo uma estrofe do seu poema e o pediu para ler/declamar.

Um momento marcante e de extrema emoção.

Receba as minhas homenagens, Poeta Thiago de Mello."

Nelson Missias de Morais