Durante o mês de fevereiro, cartórios de várias cidades que estão passando pelo processo de recadastramento biométrico obrigatório terão atendimento ao público nos dois próximos sábados, dias 1º e 8 de fevereiro. Eleitores de municípios como Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Nova Lima, na região metropolitana de BH, e Sete Lagoas, Juiz de Fora e Montes Claros, no interior do estado, podem utilizar o plantão para fazer a biometria antes do prazo final - 21 de fevereiro, evitando, com isso, as filas de encerramento de cadastro. Alguns municípios do interior também funcionarão no dia 9 de fevereiro.
Já os eleitores de municípios em que a biometria ainda não é obrigatória - como Belo Horizonte - terão a oportunidade de se antecipar para fazer o recadastramento enquanto o atendimento está mais tranquilo. Belo Horizonte terá três locais funcionando nos dias 1º e 8 de fevereiro. As Centrais de Atendimento ao Eleitor dos bairros Lourdes, Barreiro de Baixo e Venda Nova estarão abertas das 8h às 17h.
Os atendimentos podem ser por ordem de chegada ou agendados, de acordo com cada município. O agendamento pode ser feito no site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). Verifique na tabela (formato PDF) as cidades, o endereço, os dias e os horários de funcionamento, que são diferentes em cada zona eleitoral.
O Disque-Eleitor também irá funcionar nestes sábados, no horário de 8h às 18h.
Atendimento
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem apresentar documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos o novo passaporte e a carteira de habilitação, sendo que este último documento só não vale para quem nunca se alistou. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
Confira todas as informações sobre a biometria em Minas Gerais no site do TRE-MG.
Fonte: TRE-MG