Neste ano, o número de crianças apadrinhadas por meio da Campanha Natal Especial nas Apacs chega a 6.479, em 32 comarcas. A campanha é realizada, desde 2010, pelo Programa Novos Rumos, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em parceria com o grupo Servidor Solidário, formado por servidores do Judiciário, com atuação na capital.

A campanha abrange as comarcas onde funcionam Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e envolve a comunidade forense, os apaquianos e a comunidade em geral. Todos são convidados a se transformar em “padrinhos e madrinhas” das crianças de zero a 12 anos, filhos e filhas de recuperandos das Apacs.

Conforme explica o coordenador do Programa Novos Rumos, desembargador Jarbas de Carvalho Ladeira Filho, o objetivo da campanha é aproximar o Judiciário das Apacs, promover o envolvimento do maior número de pessoas possível com a festa de Natal para os recuperandos e seus familiares. “Para aquelas crianças que não conseguem o apadrinhamento, o grupo Servidor Solidário envia os kits necessários para ninguém ficar de fora dessa campanha que preza pela solidariedade, cuidado, atenção e fraternidade”, destaca.

Solidariedade e alegria

Os números comprovam o sucesso da campanha: em 2010, foram beneficiadas 1.242 crianças; em 2011, 1.668; em 2012, 1.832; e agora, 2013, 1.737. Cada comarca se mobiliza à sua maneira, com a participação dos frequentadores do fórum, dos que atuam nas Apacs e outros interessados. Entidades como Rotary, Lions, escolas, universidades, empresas e associações religiosas e civis também dão sua contribuição.

Os presentes são sempre entregues nas Apacs, em um momento de festa, em que a criatividade dá o tom do evento. Algumas comarcas preparam jogos, brincadeiras, celebrações, confraternizações, com direito a Papai Noel e muita alegria.

A comarca de Minas Novas já fez sua festa, no dia 8 de novembro. Em dezembro, o evento será realizado ainda em Santa Maria do Suaçuí (6), Passos e Patrocínio (7), Pouso Alegre e Sete Lagoas (8), Frutal (10), Canápolis (12), Lagoa da Prata e Uberlândia (13), Manhuaçu e Teófilo Otoni (14), Arcos, Caratinga, Governador Valadares, Santa Bárbara e São João del-Rei (15).

Encerram a campanha a comemoração do Natal nas Apacs das comarcas de Viçosa (20), Alfenas, Campo Belo, Itaúna, Ituiutaba, Nova Lima, Pedra Azul, Pirapora, Santa Bárbara e Santa Luzia (22), Januária (23), Paracatu (24), Perdões (25) e na Apac Masculina de Itaúna (29).

Uberlândia
Em Uberlândia a confraternização contou com a presença do juiz da Vara de Execução Penal, Dr. Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro e de vários voluntários que se tornaram padrinhos. Mais de 30 crianças, dentre elas um bebê ainda em gestação, filhos de recuperandos puderam experimentar o que é uma comemoração de Natal com um verdadeiro sorriso estampado nos rostos.

O evento aconteceu no saguão do Fórum Abelardo Penna, quando após as crianças serem presenteadas pelos seus padrinhos e pelo Papai Noel, foi servido pela FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, um coquetel com muita bala, doces, salgados, refrigerantes, algodão doce, pipoca e pula-pula.
Fonte: TJMG