Em sua segunda edição, a campanha Natal Especial nas Apacs envolve a comunidade forense e voluntários nas 31 comarcas de Minas onde funcionam as Associações de Proteção aos Condenados (Apacs).
A iniciativa é do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Núcleo do Servidor Solidário, grupo com sede na comarca de Belo Horizonte.
“No ano passado, acompanhei a entrega dos presentes na Apac de Pouso Alegre”, conta a coordenadora do Novos Rumos, desembargadora Jane Ribeiro Silva. “Foi uma experiência encantadora. A alegria das crianças, a satisfação das famílias e o empenho dos servidores, dos magistrados e da comunidade, tudo isso teve seu brilho, fazendo com que a campanha realmente tivesse um tom especial.”
O objetivo da campanha é levar às famílias dos recuperandos um pouco da solidariedade que invade a maioria das pessoas na época do Natal, ressalta a desembargadora Jane. Ela acredita que as pessoas que frequentam os fóruns, qualquer que seja a função, têm uma oportunidade de proporcionar alegria às crianças.
“Se cada um ajudar um pouco, doando dois ou três presentes, todas as crianças poderão comemorar o Natal de maneira diferente.”
A campanha destina-se a crianças de até 12 anos e segue o sistema de apadrinhamento. O “padrinho” ou “madrinha” providencia um kit que contenha, no mínimo, uma roupa, um calçado e um brinquedo e o entrega no fórum. Na primeira quinzena de dezembro, cada Apac vai preparar sua festa de Natal, quando serão entregues os presentes.
Para o coordenador executivo do Programa Novos Rumos, o juiz de Direito Luiz Carlos Rezende e Santos, “na preparação desse evento, entram a criatividade e as possibilidades de cada Apac. É um momento celebrativo em que vale show, música, Papai Noel, confraternização, para tornar o Natal um momento de integração dos recuperandos, de suas famílias e da comunidade apaquiana. Em 2010, cerca de 1.300 crianças foram beneficiadas com a campanha. Que neste ano possamos repetir o sucesso do ano passado”.
Fonte: TJMG