A presidenta da República, Dilma Rousseff, nomeou o desembargador federal Nefi Cordeiro ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sua posse está prevista para o dia 3 de abril, às 17h, no Pleno do Tribunal.

Durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, realizada no último dia 12, Nefi Cordeiro destacou a importância da gestão como ferramenta de modernização do Poder Judiciário: “É preciso que juízes e tribunais saibam gerir seus recursos, processos e tarefas para que tenhamos uma Justiça mais qualificada e mais célere”.

Na ocasião, Nefi analisou diversos temas discutidos pela sociedade, entre eles, a redução da maioridade penal, o foro privilegiado de autoridades, a questão dos presídios de segurança máxima, crimes cometidos em manifestações populares, além da criação de novos Tribunais Regionais Federais.

Perfil

Paraense, de Curitiba, Nefi Cordeiro é bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba e engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui mestrado em direito público e doutorado em direito das relações sociais pela Universidade Federal do Paraná.

Ele começou a carreira pública em 1989, quando foi aprovado em primeiro lugar no concurso do Ministério Público estadual. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) desde 2002.

Nefi irá ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Castro Meira, ocorrida em setembro do ano passado.
Fonte: STJ