O Tribunal Pleno do TJMG elegeu hoje, 23, dois novos membros para a Corte Superior: os desembargadores José Nepomuceno Silva e Manuel Saramago. Dos 104 votos, para as duas vagas, eles receberam 70 e 66 cada um, respectivamente. A desembargadora Selma Marques também estava na disputa e teve 47 votos, ficando como suplente do desembargador Nepomuceno Silva. Os eleitos ocupam as vagas dos desembargadores Duarte de Paula e Alvimar de Ávila.
“Encaro essa nova empreitada com muita honra. Vou procurar fazer disso um compromisso de fé ao cargo que estou assumindo”, disse o desembargador Nepomuceno Silva, após ser cumprimentado pelos colegas.
“Espero mais trabalho. Com essa eleição, não tenho nenhum espírito de ambição. É mais um passo na carreira de um juiz”, afirmou a desembargador Manuel Saramago.
Trajetórias
O desembargador José Nepomuceno da Silva nasceu em Taquaraçu de Minas. Graduou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito, atual PUC Minas, em 1979. É pós-graduado em Direito de Empresa e em Direito Público. Mestre em Direito Público pela Unifran, em Franca (SP). Atuou como juiz nas comarcas de Ouro Branco, Caeté, Ouro Preto e Belo Horizonte, onde foi juiz titular da 5ª vara cível, em 1989. Em 1996 foi promovido para o extinto Tribunal de Alçada. É desembargador do TJMG desde maio de 2003.
Formado em Direito e mestre em Direito Processual pela PUC Minas, o desembargador Manuel Saramago foi promotor de justiça nas comarcas de Eugenópolis e Conceição do Mato Dentro. Atuou como juiz nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. Foi juiz do TRE-MG, em 1996 e do Tribunal de Alçada em 1997. É desembargador do TJMG desde setembro de 2003.