Na manhã do dia 30 de junho, o Desembargador mineiro Hélcio Valentim de Andrade Filho foi convocado para prestar esclarecimento, pelo Ministro Massami Uyeda, do STJ, em procedimento investigatório instaurado naquela Corte.

Por terem compromisso inarredável com a defesa dos Magistrados, o Presidente da AMB, Desembargador Nelson Calandra, e o Presidente da Amagis-MG, Juiz Bruno Terra Dias, prestaram toda a assistência ao Magistrado, designando a seu pedido,o advogado Jonas Modesto para acompanhá-lo na oitiva do referido processo.

Ainda no dia 30, o Presidente da AMB acompanhou, pela primeira vez, a chegada do Magistrado em Brasília e, com a permissão do Ministro Massami Uyeda e da Desembargadora Sandra de Santis, que conduz o depoimento, conversou com o Desembargador Hélcio Valentim. O Magistrado prestou declarações no STJ, com a presença do Presidente Calandra, e, em seguida, retornou a Belo Horizonte.

A AMB e a AMAGIS-MG estão convictas de que serão asseguradas ao Desembargador as garantias da ampla defesa e da presunção de inocência, porquanto direitos irrevogáveis em toda a Nação que se afirme civilizada.

Bruno Terra Dias, Presidente da Amagis-MG
Nelson Calandra, Presidente da AMB