Em razão à nota divulgada pela AMB (veja o texto abaixo), questionando o apoio da APAMAGIS em evento que será realizado em Campo Grande/MS entre os dias 15, 16 e 17 de outubro próximo, Presidentes e Representantes de outras Associações de Magistrados do Brasil estiveram reunidos na tarde de hoje (24), na sede administrativa da APAMAGIS, para deliberar sobre o assunto. Na ocasião, foi redigida a seguinte nota sobre o tema em questionamento ( clique aqui , e confira a redação)
Nota de Esclarecimento da AMB – CJE
A CJE, surpreendida por vário contatos feitos por Presidentes de Associações Estaduais, sente-se no dever esclarecer que:
1. A AMB, através de suas instâncias deliberativas – Conselho Executivo e Conselho de Representantes – no dia 13 de agosto do ano em curso, por unanimidade, decidiu não promover qualquer discussão a respeito da composição do CNJ, sem que antes fosse efetuada ampla discussão e estudo no âmbito da Associação Nacional.
2. Assim, causa surpresa a notícia que será promovida uma reunião de presidentes de associações estaduais em Campo Grande/MS, com o apoio da APAMAGIS, no mês de outubro vindouro, para discutir, entre outros assuntos a respeito da composição do CNJ.
3. Tal encontro não foi informado à Presidência da AMB e nem ao Coordenador das Justiças Estaduais, tratando-se de algo que não tem o apoio da Associação Nacional, já que em desacordo e desrespeitando decisão tomada pelo Conselho de Representantes, instância decisória superior de nossa entidade de classe.
4. Alertamos as associações estaduais sobre o fato, pois não podemos, sob qualquer pretexto, deixar de cumprir as decisões do Conselho de Representantes, sob pena de enfraquecimento e divisionismo do movimento associativo que é a única garantia de vez e voz para uma magistratura independente.
Brasília, 18 de setembro de 2008