É com pesar que a Amagis informa o falecimento do desembargador Hélio Costa. O velório está sendo realizado no Palácio da Justiça, em Belo Horizonte, até às 15h, e o sepultamento será às 17h, no cemitério da cidade de Sabará.
A principal honraria do TJMG leva seu nome – a Medalha Desembargador Hélio Costa, que é concedida a cada dois anos a pessoas que contribuíram para o fortalecimento do Judiciário. No último dia 7 de dezembro, a comenda foi outorgada ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o primeiro governador do Estado a receber a honraria. Na oportunidade, Anastasia destacou a dedicação do desembargador Hélio Costa à causa da Justiça.
Hélio Costa foi presidente do TJMG de 1980 a 1982. Foi juiz municipal de Inhapim e juiz das comarcas de Itamarandiba, Abre Campo, Araçuaí, Patos de Minas, Itapecerica e Belo Horizonte.Foi promovido a desembargador em 1964. Aposentou-se em 1984 e, atualmente, era superintendente da Memória do Judiciário Mineiro. É pai do atual presidente do Tribunal, desembargador Cláudio Costa.