É com pesar que a Amagis comunica o falecimento do desembargador do TJMG José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça, ocorrido neste domingo, 18/12.
O velório será realizado na sede do TJMG (Av. Afonso Pena, 4001), em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 19/12, a partir das 10h30.
O presidente da Amagis, Luiz Carlos Rezende e Santos, manifestou pesar e destacou a atuação do desembargador Furtado de Mendonça como ex-coordenador de segurança da Amagis, juiz corregedor e magistrado com mais de 30 anos de carreira, sendo pessoa fraterna e preocupada com a melhor prestação jurisdicional.
O presidente ainda destacou que o Dr. José Osvaldo gostava sempre de lembrar carinhosamente de seu saudoso pai, o desembargador Enéas Guimarães Mendonça, o qual tinha como inspiração. “O desembargador Furtado de Mendonça deixa saudades aos colegas e amigos”, assegurou o presidente da Amagis.
Trajetória
O desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1987, e Mestre em Direito Empresarial com ênfase em Direito Penal pela Faculdade de Direito Milton Campos, em 2007. Ele entrou para a magistratura em 1992 e atuou como juiz nas comarcas de Carmo do Cajurú, em 1993, Raul Soares, em 1995, Passos, em 1996, e Belo Horizonte (MG), em 1998.
Na capital mineira, também atuou como juiz titular da 1ª Vara de Tóxicos da Comarca de Belo Horizonte, em 2002, juiz presidente da 6ª Turma Recursal Cível do Juizado Especial (desde 2003), além de ter sido juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Estado de Minas (2006). Foi promovido a desembargador em 2010.
Ele também se destacou na vida acadêmica, tendo exercido a docência em Direito Processual Penal e em Direito Penal na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), entre 1996 e 1998, na Faculdade de Direito de Itaúna (Fadir), desde 1988, e na Universidade Fumec, em Belo Horizonte. Atuou ainda como professor no Curso de Formação Inicial de Juiz de Direito Substituto da Escola Judicial Edésio Fernandes (2005).