Neste dia 25 de janeiro de 2021, quando se completam dois anos da tragédia de Brumadinho (MG), a Associação dos Magistrados Mineiros volta a se solidarizar com as famílias das vítimas (259 mortos e 11 desaparecidos) do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale no Córrego do Feijão. Hoje, é um dia de luto em memórias dessas vidas perdidas.
As cenas lamentáveis dessa tragédia ficarão marcadas na história de Minas Gerais e do Brasil. Igualmente são dignas de registro as ações de solidariedade de todo o País em favor das famílias atingidas e da população local, além do heroísmo dos integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas e de muitos outros profissionais que atuaram após o rompimento da barragem.
Da mesma forma, destacamos o empenho de todo o sistema de Justiça na solução dos processos que envolvem a questão. Como já ressaltado pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, a Comarca de Brumadinho foi provida de todos os recursos necessários para atendimento às vítimas e à devida instrução dos processos criminais e de indenização às famílias envolvidas.
Como é de conhecimento, o Judiciário mineiro tem trabalhado intensamente na tentativa de acordos para ressarcimento das vítimas e do Estado de forma célere e justa. Confiamos plenamente na atuação qualificada e na dedicação permanente dos magistradas e magistrados mineiras.
Belo Horizonte, 25 de janeiro de 2021
Desembargador Alberto Diniz
Presidente da Amagis