A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) vem a público neste dia 25 de janeiro de 2022 manifestar sua solidariedade e seus sinceros sentimentos aos familiares e amigos das 272 vítimas (seis ainda estão desaparecidas) do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, que completa três anos nesta terça-feira. O dia 25 de janeiro de 2019 estará para sempre em nossas memórias como uma das mais tristes e dolorosas páginas da história de Minas.
A Amagis deixa aqui registrado seu reconhecimento aos gestos de grandeza, compaixão e solidariedade demonstrados em todo o País no amparo aos atingidos. A Associação reverencia os esforços empenhados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e demais instituições que atuaram e continuam atuando nas diversas áreas que envolveram essa tragédia.
A Associação dos Magistrados Mineiros enaltece especialmente o trabalho do Judiciário, que tem se empenhado em oferecer uma Justiça célere e eficaz que atenda aos anseios daqueles que, de alguma forma, foram afetados pelo rompimento da barragem, cumprindo, assim, seu papel na resolução dos conflitos em busca da paz social.
Desde o ocorrido, a Comarca de Brumadinho foi provida de todos os recursos necessários, sendo que o Poder Judiciário mineiro continua atento aos desdobramentos das ações e pronto a dar respostas a todos.
Belo Horizonte, 25 de janeiro de 2022.
Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
Presidente da Amagis