A nova presidente afirma que gestão seguirá pautada pela defesa das prerrogativas e pela valorização da carreira em todos os segmentos da Justiça.
A juíza Vanessa Mateus tomou posse, na quarta-feira (17), no cargo de presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2025–2028, em solenidade realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A cerimônia marcou a consolidação de um projeto institucional construído de forma coletiva ao longo dos últimos anos, com foco na valorização da magistratura, no fortalecimento das prerrogativas e na unidade associativa.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, foi empossada como vice-presidente e o desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente da Amagis e do TJMG, foi reconduzido à presidência da Escola Nacional da Magistratura (ENM) por mais três anos. Os demais integrantes da diretoria ainda serão nomeados.
Ao assumir a presidência da entidade, que completa 76 anos de história e reúne mais de 14 mil associadas e associados em todo o país, Vanessa Mateus reafirmou o compromisso de dar continuidade a uma atuação institucional firme, responsável e permanente, tendo as juízas e os juízes como ponto de partida e de chegada da ação associativa.
“A magistratura está de pé e assim pretende continuar pelos próximos anos”, afirmou. “Sem um juiz forte, não teremos um Poder Judiciário forte.”
Em seu discurso de posse, a presidente destacou o papel histórico da AMB como instituição nacional de representação da magistratura e a importância do diálogo permanente com as 39 entidades filiadas, ressaltando a atuação responsável da associação nos debates institucionais de interesse do Poder Judiciário.
“A AMB é uma instituição voltada ao fortalecimento do Poder Judiciário como Poder soberano e fundamental para o Estado Democrático de Direito. O papel da AMB é manter-se atenta, não se omitir e participar dos debates de forma institucional, sem ideologias políticas.”

Perfil
Magistrada desde 2000, Vanessa Mateus é titular da 8ª Vara Cível Central de São Paulo. Na Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), exerceu diversos cargos de liderança e, em 2020, tornou-se a primeira mulher a presidir a entidade em mais de 70 anos de história, sendo reeleita para o biênio 2022–2024. Na AMB, integrou a Diretoria Executiva como coordenadora de Justiça Estadual na gestão 2023–2025.
Sua eleição à presidência da AMB reflete um processo de amadurecimento institucional e a confiança da magistratura em uma liderança formada ao longo de anos de atuação associativa, alinhada a um projeto coletivo de fortalecimento da carreira e da independência judicial.
Em mensagem dirigida às magistradas e aos magistrados, a presidente recém-empossada reforçou a necessidade permanente de valorização da carreira e de proteção da independência judicial, destacando o papel ativo e tempestivo da AMB na defesa das prerrogativas.
“O papel da nossa AMB é estar atenta a esses ataques para reagir de forma firme e profissional sempre que necessário, sem ignorar que o contraditório é uma das conquistas da democracia, mas com a convicção de que a omissão é imperdoável.”
Dedicação e compromissos
Vanessa Mateus afirmou que sua gestão será pautada pelo trabalho conjunto com as entidades filiadas, pelo diálogo com todos os segmentos da Justiça e por atenção especial aos aposentados e pensionistas. Outro eixo estratégico será o fortalecimento do aperfeiçoamento acadêmico de juízas e juízes, como instrumento de valorização da carreira e de qualificação permanente do Poder Judiciário. Os compromissos foram reafirmados aos presidentes das entidades filiadas presentes à solenidade.

A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o ex-ministro Luís Roberto Barroso; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Também prestigiaram o evento ministros do Superior Tribunal Militar e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), representantes de entidades da magistratura federal e trabalhista e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da Comissão Eleitoral da AMB, desembargador Roberval Belinati, integrou a mesa de autoridades.
A juíza Vanessa Mateus assume a presidência da AMB após a gestão do juiz Frederico Mendes Júnior (2023–2025), marcada pelo fortalecimento institucional da associação, pela defesa firme das prerrogativas e pela valorização da magistratura como eixo central da atuação associativa.

Na transmissão do cargo, Frederico Mendes Júnior agradeceu à Diretoria Executiva e aos dirigentes regionais pelo trabalho conjunto desenvolvido ao longo do mandato. “Vocês são a alma da AMB”, afirmou. “Os magistrados e magistradas me colocaram no lugar mais honroso da magistratura.”
Ao se referir à sucessora, o magistrado destacou a liderança e a preparação institucional de Vanessa Mateus. “A AMB terá a melhor diretoria que poderia ter e seguirá fortalecida sob a presidência da juíza Vanessa Mateus. Estou certo de que os próximos anos darão continuidade a um trabalho institucional sólido, construído com diálogo, firmeza e unidade”, afirmou.
Eixos da gestão 2025–2028
A eleição da nova Diretoria da AMB ocorreu em novembro, com a vitória da chapa “Combatividade, Coragem e União”, liderada por Vanessa Mateus, que obteve votação recorde de 8.774 votos.
Entre os eixos estruturantes da gestão 2025–2028 estão a valorização da magistratura, a política institucional, a democratização interna, a defesa dos direitos e prerrogativas, o fortalecimento da política associativa, a atenção aos aposentados e pensionistas, a segurança institucional e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário.
PRESIDENTE
Vanessa Ribeiro Mateus (SP)
VICE-PRESIDENTES
Alexandre José Gonçalves Trineto (PB)
Carlos Alberto Martins Filho (DF)
Cristiano Vilhalba Flores (RS)
Deise Holder da Silva Martins (RN)
Eunice Bitencourt Haddad (RJ)
Felipe Augusto de Magalhães Calvet (PR)
Gustavo Adolfo Plech Pereira (SE)
Líbio Araújo Moura (PA)
Marcel Ferreira Dos Santos (PR)
Marcelo Pizolati (SC)
Mário José Esbalqueiro Junior (MS)
Rosimere das Graças do Couto (MG)
SECRETARIA-GERAL
Tiago Souza Nogueira De Abreu (MT)
TESOURARIA
Maria Isabel de Lourdes Silva (DF)
ENM
Nelson Missias de Morais (MG)
COORDENADORES
Anderson Furlan Freire da Silva (PR)
Bruno José Perusso (SP)
Fábio Duarte Fernandes (RS)
Patrícia Machado Carrijo (GO)
Pedro Cauby Pires de Araújo (SP)
CONSELHO FISCAL
Fabíola Cristina Inocêncio (RO)
Hélio Pinheiro Pinto (AL)
Luís Márcio Nascimento Albuquerque (AM)
Marianne Judice De Mattos (ES)
Thiago Brandão de Almeida (PI)
Fonte: AMB


