Os desembargadores Geraldo Augusto e Paulo Cézar Dias tomaram posse, na tarde desta sexta-feira, 27, nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), respectivamente. O desembargador Geraldo Augusto, que, em fevereiro deste ano, foi empossado como vice-presidente e corregedor do TRE-MG, assume a presidência da casa em virtude do término do biênio do desembargador Wander Marotta, como membro da Corte Eleitoral mineira. O desembargador Paulo Cézar Dias, que será o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, é juiz substituto da Corte desde agosto de 2012. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou e compôs a mesa de honra na cerimônia, dentre outras autoridades.
Em seu discurso de despedida, o ex-presidente Wander Marotta lembrou que este é um ano de eleições no País, disse que a Corte Eleitoral mineira está muito bem preparada para sua realização e alertou para o grande número de judicializações no processo eleitoral deste ano, o que, segundo ele, ocorre porque ou as leis não estão sendo respeitadas, ou elas estão em conflito.
O juiz integrante da Corte Eleitoral do TRE-MG, Maurício Pinto Ferreira, saudou a nova direção em nome do Tribunal, desejando-lhes sucesso. Ele se despediu do desembargador Wander Marotta destacando as evoluções e avanços de todos os setores do TRE-MG e da Justiça Eleitoral durante sua gestão.
O novo presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, se disse honrado em assumir o cargo nesse momento de eleições, que, segundo ele, é de fortalecimento da democracia. Em seu discurso, observou que o voto é um exercício da cidadania e que deve ser praticado pelo eleitor, para, depois, poder cobrar o que lhe é de direito.
Dentre as autoridades presentes estiveram, além do presidente da Amagis, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Antônio José Barros Levenhagen, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio de Noronha, o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, o presidente eleito do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, o governador Alberto Pinto Coelho, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, e o desembargador Nelson Missias de Morais, vice-presidente Legislativo da AMB.
Trajetória
Natural de Juiz de Fora, Zona da Mata mineira, Geraldo Augusto de Almeida graduou-se em Direito em 1971, pela Universidade do Estado da Guanabara. Especializou-se em Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal e, em 1977, ingressou na magistratura. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais de 1994 a 2002, quando passou a ser desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foi superintendente-adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, do TJMG, nos anos de 2006 e 2007. De março até novembro de 2008, foi membro do Conselho de Magistratura do TJMG. Também atuou no magistério, como professor de Direito Civil na Faculdade Milton Campos. Foi condecorado com a Medalha da Inconfidência Mineira, a Medalha Santos Dumont, dentre outras homenagens. Na Justiça Eleitoral, o desembargador Geraldo Augusto ingressou como membro substituto em março de 2012.
Paulo Cézar Dias nasceu em Pocrane, na região do Vale do Rio Doce. Em 1974, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (Fadom). Pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, especializou-se em Direito Público. Ingressou na magistratura em 1982 e passou pelas Comarcas de Tarumirim, Aimorés, Curvelo e Belo Horizonte. Quando ainda juiz de Direito, atuou também como juiz eleitoral. Em 1995, foi membro da Corte Eleitoral mineira, na classe dos juízes de Direito. A partir de 1998, atuou no extinto Tribunal de Alçada, tendo sido seu vice-presidente, presidente da 4ª Câmara Cível e presidente do Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos. Em 2003, tomou posse como desembargador do TJMG. Cidadão honorário de Curvelo, o desembargador já recebeu o diploma de Colaborador Emérito da Polícia Militar de Minas Gerais, a Medalha de Honra da Inconfidência, dentre outras condecorações.
Ao final da cerimônia, foi realizado um coquetel no salão de festas da Amagis para celebrar a posse. Veja as fotos abaixo.