A nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), eleita no dia 10 de dezembro de 2014, tomou posse na tarde desta segunda-feira, 9, durante solenidade realizada na sede do Tribunal. O desembargador Alberto Diniz representou o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, na ocasião.
A nova diretoria é composta pelo Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro, presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), pelo vice-presidente do Tribunal, Conselheiro Cláudio Couto Terrão e pelo Corregedor do TCE-MG, Conselheiro Mauri José Torres Duarte.
Diversos magistrados e autoridades participaram da cerimônia, entre elas, o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o senador Antonio Anastasia; o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; e o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto.
Trajetórias
O novo presidente do TCE-MG foi nomeado Conselheiro pelo Governador Aécio Neves, no ano de 2009, na vaga deixada pelo falecido Conselheiro Simão Pedro Toledo. Sebastião Helvecio é médico pediatra, bacharel em direito, especialista em Controle Externo, doutor em Saúde Coletiva e possui extensa carreira política. Foi vice-prefeito de Juiz de Fora, Secretário de Estado da Saúde e deputado estadual constituinte. Exerceu outras cinco legislaturas na Assembleia de Minas. No TCE-MG, já foi Corregedor e Vice-Presidente.
O vice-presidente eleito, Cláudio Couto Terrão, é proveniente do quadro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado. Graduou-se em Ciência da Computação e em Direito. Dentre outros, exerceu os cargos de Auditor Fiscal, Procurador do INSS, Procurador Federal, Procurador do Ministério Público junto ao TCM de Goiás e ao TCE de Minas. Foi nomeado Conselheiro em 2010, pelo Governador Anastasia.
O Corregedor Mauri Torres foi deputado estadual por seis legislaturas e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos.