
A nova diretoria do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), eleita para o biênio 2014/2016, tomou posse na tarde desta terça-feira, 11, em solenidade realizada no Clube dos Oficiais, em Belo Horizonte. Os juízes Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos, Fernando Galvão da Rocha, Fernando Armando Ribeiro e Marcelo Adriano Menacho dos Anjos tomaram posse, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente, corregedor e diretor do Foro Militar. O juiz Maurício Soares representou o presidente da Amagis, Herbert Carneiro, e o desembargador Nelson Missias, vice-presidente Legislativo da AMB, representou a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), na cerimônia. O diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), juiz Marcelo Piragibe, também prestigiou o evento.
O juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, em seu discurso, desejou sucesso aos novos dirigentes do TJMMG, enaltecendo as qualidades destes magistrados e agradeceu às entidades de classe, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ao Governo de Minas e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outras instituições que contribuíram ao engrandecimento do TJMMG.
O novo presidente do TJMMG, juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos, lembrou da importância desta justiça especializada para a garantia do Estado Democrático de Direito, sempre pautada pelas liberdades individuais, pelos direitos humanos e as garantias individuais. Afirmou ainda que a Justiça Militar é célere, justa e isenta sem qualquer resquício de corporativismo.
Currículos
Juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos
O presidente do (TJMMG) foi comandante do 13° Batalhão; chefe do Estado-Maior do comando de policiamento da capital; comandante da Sétima Região, hoje, Segunda Região sediada em Contagem; chefe do Estado-Maior da PMMG; comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais; e vice-presidente do TJMMG.

Juiz Fernando Galvão da Rocha
O vice-presidente do TJMMG é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes; mestre em Direito Penal pela Universidade Gama Filho; e já foi promotor de Justiça; presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; e corregedor do TJMMG.
Juiz Fernando Armando Ribeiro
O corregedor do TJMMG é juiz do TJMMG e doutor e mestre em Filosofia do Direito pela UFMG; professor dos cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito PUC Minas; é presidente da Academia Mineira de Direito Militar; e diretor adjunto da Escola Nacional da Magistratura da AMB.
Juiz Marcelo Menacho dos Anjos
O diretor do Foro Militar do TJMMG é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG; mestre em Direito Constitucional pela UFMG; exerceu a advocacia nas áreas cível e criminal; foi procurador do Estado de Minas Gerais; atualmente, é doutorando em Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; é juiz de direito titular da 1ª auditoria da Justiça Militar de Minas Gerais.