O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou, na noite desta sexta-feira, 18, da posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG).

Foram empossados os desembargadores Marcos Lincoln dos Santos como novo presidente e Maurício Soares, vice-presidente e corregedor. Eles exercerão os cargos até junho de 2022.

A solenidade de posse aconteceu de forma virtual por conta da pandemia da covid-19, no canal do TRE no Youtube.

O presidente da Amagis destacou a gestão exitosa do desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que deixa o cargo, e desejou sucesso aos novos dirigentes. “A trajetória e qualidade dos desembargadores Marcos Lincoln e Maurício Soares, como magistrados, gestores e trajetória judicante, manterão a Justiça Eleitoral mineira como referência nacional.  

Ao tomar posse como presidente do TRE-MG, o desembargador Marcos Lincoln mencionou as dificuldades impostas pela pandemia, o que fez com que a inovação tecnológica favorecesse o surgimento de novas formas de trabalho aplicadas em diversos setores como também no Tribunal.

O magistrado também destacou alguns projetos a serem desenvolvidos em sua gestão para continuar modernizando e aprimorando a prestação jurisdicional.

O ex-presidente do Tribunal Eleitoral de Minas, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, lembrou os desafios que se apresentaram durante sua gestão, mas que buscou superá-los na defesa da democracia e no fortalecimento do Tribunal.

Destacou que um deles, foi o combate às fake news e a realização das eleições durante a pandemia, que exigiu uma reestruturação do Tribunal, além de projetos que visaram melhorar a prestação dos trabalhos e o acesso dos eleitores.

O juiz Itelmar Raydan, em nome da Corte Eleitoral, saudou a nova diretoria fazendo votos de pleno êxito em suas gestões e destacou as qualidades e atributos dos novos dirigentes, por serem magistrados extremamente qualificados. Além disso, desejou que a nova diretoria possa realizar um grande trabalho deixando bons resultados para as novas gerações, com os desafios que se apresentarão.

 

Trajetórias

Natural de Elói Mendes/MG, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos era, na gestão que se encerrou hoje, o vice-presidente e corregedor do TRE, desde 18 de junho de 2020. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Ingressou na Magistratura como juiz auxiliar em 1989, na Comarca de Patrocínio, e atuou como juiz de direito nas Comarcas de Ouro Fino, Ituiutaba, Poços de Caldas e Belo Horizonte. Foi juiz eleitoral nas Comarcas de Ouro Fino e na 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Em 2007, foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG. Integra, atualmente, a 11ª Câmara Cível daquela instituição.

Nascido em Caratinga/MG, o desembargador Maurício Torres Soares é graduado em Direito pela PUC/MG. Desde 1993, integra a Magistratura mineira, tendo passado pelas Comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Em 2015, foi promovido a desembargador no TJMG. Presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros entre 2016 e 2018.

 

Presenças

Participaram ainda, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Lemes, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira, o corregedor-geral de Justiça do Estado, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, os ex-presidentes do TRE-MG, desembargadores Rogério Medeiros, Orlando Adão de Carvalho e Edgard Pena Amorim, e o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Fernando Armando.

Também estiveram presentes virtualmente os desembargadores Nelson Missias de Morais (ex-presidente do TJMG), Ramom Tácio (eleito para o TRE-MG), Afrânio Vilela, Mariângela Meyer, Paulo Calmon, Maria das Graças Albergaria Costa, Mônica Libânio, Henrique Abi-Ackel, Fabiano Rubinger e Shirley Fenzi Bertão.

Além das presenças dos membros da Corte Eleitoral, juízes Itelmar Raydan, Luiz Carlos Rezende e Santos, Marcelo Paulo Salgado, Patrícia Henriques. E mais, o desembargador Octávio de Nigris Boccalini, e os juízes João Batista Ribeiro, Bruno Teixeira Lino, Marcelo da Cruz Trigueiro, Arivaldo Resende de Castro, e o juiz Adilon Claver de Resende (eleito para o TRE-MG). Também prestigiaram o evento, os juízes Paulo de Tarso Tamburini, Joemilson Donizeti e a diretora executiva da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, juíza Roberta Rocha Fonseca.