A nova sede do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (29), pelo governador Antonio Anastasia e pelo presidente do Tribunal, Osmar Duarte Marcelino. O prédio fica na rua Tomás Gonzaga, 686, no Bairro Lourdes, na Zona Sul de Belo Horizonte, onde funcionava a Secretaria de Planejamento de Estado e Gestão, transferida para a Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas.
O governador anotou que, com a mudança das secretarias para a Cidade Administrativa, imóveis do Governo estadual tiveram várias destinações. Ele afirmou ainda que a cessão do prédio ao TJMMG foi bastante oportuna, pois a Justiça Militar estava distribuída em outras unidades e, do ponto de vista processual, com a integração das instâncias na nova sede, o Tribunal passa a ter melhores condições de trabalho. Anastasia disse ainda que há a possibilidade de ceder definitivamente o imóvel à Justiça Militar e reiterou a intenção de transformar o antigo prédio do TJMMG em um museu militar estadual.
O presidente do TJMMG destacou que a nova sede é a realização de um antigo sonho da classe. Osmar Duarte Marcelino disse que a inauguração do prédio agrega valor à Justiça Militar, pois dá condições mais dignas aos magistrados e servidores e por unificar as instâncias do Tribunal. Para ele, a atenção e apreço do governador com essa Justiça especializada são consequência do trabalho sério, austero e independente realizado pela Justiça Militar mineira.
Para o vice-presidente do TJMMG, Fernando Armando Ribeiro, a inauguração do novo prédio é um marco no reconhecimento da importância da Justiça Militar pelo Estado de Minas Gerais. Segundo ele, o governo concede um dos seus mais importantes prédios da administração pública, que, evidentemente, dará à Justiça Militar muito mais condições de trabalho para que ela seja capaz de prestar, a cada dia, melhores serviços à população mineira e seus jurisdicionados.
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, prestigiou o evento em reconhecimento da importância da Justiça Militar para o Judiciário Mineiro e por seus resultados para a prestação jurisdicional. Além dele, ainda prestigiaram o evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano, o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Wanderley Ávila, o deputado estadual Célio Silva, entre outras autoridades.