Em todo o mundo, o câncer de próstata é o sexto mais comum e o de maior incidência entre os homens. Mesmo com dados alarmantes e avanços da medicina, o preconceito ainda é o principal desafio na luta contra essa doença, quarta causa de morte por câncer no Brasil.

novembroazul

Para combater a resistência aos exames, principalmente ao toque retal, e estimular a prevenção, a Amagis Saúde aderiu ao ‘Novembro Azul’, movimento que surgiu na Austrália em 2003, e irá promover ações educativas e isentar a taxa de coparticipação, de 25%, do usuário do plano que realizar o exame PSA (Antígeno Protástico Específico, na siga em inglês) neste mês.

De três a quatro casos da doença no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Os exames de rotina são recomendados a partir dos 50 anos, mas, quando há diagnósticos do câncer de próstata na família, pode ser importante que os exames sejam feitos um pouco antes desse período. O médio irá indicar quais os procedimentos mais adequados.

Uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco do câncer. A prática diária de exercícios, a redução do consumo de álcool, não fumar e manter o peso adequado são outros fatores que contribuem para a redução do risco da doença.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são não conseguir ou manter a ereção, sangue na urina ou no esperma, dor na passagem da urina, na ejaculação, dor lombar, na bacia, nos joelhos e sangramento pela uretra.

Informe-se sobre os procedimentos para a realização do exame de PSA e sobre a isenção da taxa pelo telefone (31) 3079-3479.