juizjosedocarmocreditoclaudiaramos.jpg

O juiz José do Carmo Veiga de Oliveira é o novo diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Ele foi designado pelo superintendente da EJEMG, desembargador José Antonino Baía Borges, que também é vice-presidente do TRE-MG e Corregedor Regional Eleitoral.

Até então juiz auxiliar da Corregedoria, José do Carmo substitui o juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, que há seis meses foi requisitado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, para atuar como juiz auxiliar da Presidência do CNJ. Eventualmente, José do Carmo vai continuar cooperando com os trabalhos da Corregedoria.

Um dos projetos que o novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral mineira pretende implantar, em parceria com a Corregedoria, é o "Cartório Modelo", um treinamento permanente para todos os chefes de cartório do Estado, desde o cadastramento de eleitores até o fechamento das eleições. Segundo o magistrado, o programa tem o objetivo também de assessorar os juízes novatos no processo eleitoral.

Uma das ações que deverão ter continuidade é o "Expresso Cidadania", realizado em 2008, em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para despertar a importância do voto consciente na juventude. "O Judiciário Eleitoral tem de estar permanentemente diante da sociedade e não apenas nos períodos eleitorais", disse o juiz José do Carmo.

(Foto: Cláudia Ramos)

Fonte: TRE-MG