sjdiscursoanastasia.jpgFoi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 1º, o novo Fórum de São João del-Rei, no Campo das Vertentes. O novo prédio possui 7.000 m², com capacidade para o funcionamento de até dez varas e, principalmente, oferece melhores condições para receber as cerca de 15 mil pessoas que circulam mensalmente pela edificação, entre jurisdicionados, operadores do Direito e servidores da Justiça.

Na avaliação do diretor do Foro, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, a construção de um novo prédio foi necessária, pois as antigas instalações não ofereciam mais condições para atender todas as necessidades do Poder Judiciário na comarca. O magistrado lembrou ainda que a nova edificação foi projetada para abrigar até dez varas, conforme prevê a Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ) para São João del-Rei, que hoje possui seis unidades jurisdicionais instaladas.

Segundo o ex-diretor do Foro, juiz Hélio Martins Costa, considerado por Auro Andrade um dos principais responsáveis pela realização da obra, o novo prédio era uma aspiração de vários magistrados que passaram pela comarca. E, em 2007, a aquisição, pelo Governo do Estado, do terreno que pertencia à irmandade de São Francisco de Assis, doado ao TJMG, abriu caminho para a construção do edifício. “Esse é um sonho de muitos juízes que passaram por aqui, e cada um deu sua contribuição para que essa obra ocorresse”, comentou.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, lembrou que muitos dos fóruns do Estado acompanham a beleza das cidades históricas e estiveram adequados ao seu próprio tempo, mas que foram atropelados pela exigência de uma estrutura melhor. Anastasia saudou o Poder Judiciário mineiro que a par da sua tradição e qualidade, vêm a oferecer não só à magistratura e serventuários da Justiça, mas em especial aos seus jurisdicionados, conforto e qualidade de atendimento, com o novo prédio.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, destacou que São João del-Rei é uma terra de grandes vultos da história mineira e nacional, cuja condição de comarca completará 300 anos em 2014, tendo sido palco de acontecimentos mais relevantes do país. Terra lembrou ainda que o antigo fórum de São João del-Rei data de mais de 50 anos, construído inicialmente para apenas duas varas. E assim, o Judiciário passou a demandar instalações com condições de atender adequadamente juízes, servidores e todos aqueles que se utilizam dos serviços da Justiça.

O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, disse que os Palácios de Justiça instituem a autoridade do juiz, compreendida dentro da capacidade de instrumentalizar a Justiça, e são o ponto de apoio de recuperação de força das democracias. “Este novo Fórum é o espaço da Justiça e da liberdade, que os mineiros, praticamos entre nós”, afirmou.

sjhomenahelio.jpgsjbrunoanastasia.jpg
sjhomenacosta.jpgsjhomenadesem.jpg
sjpredioforum.jpg