ouvidor-marceloalbert.jpg

Tomou posse na última sexta-feira, 18, no cargo de ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador Jaubert Carneiro Jaques. O novo ouvidor disse que pretende ampliar a acessibilidade à informação. “A Ouvidoria deve estar voltada aos interesses da população”, comentou. Para tanto, pretende descentralizar a Ouvidoria, criando formas de atender o cidadão presencialmente nos prédios da capital e posteriormente também no interior.

Ele pretende ainda efetivar a unificação dos meios de comunicação existentes na instituição, sem prejudicar a autonomia de cada um, a fim de identificar pedidos de esclarecimentos em duplicidade e facilitar a comunicação com o usuário, cumprindo as determinações dos ritos necessários para o atendimento.

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, informou que a Ouvidoria promove a cidadania, uma vez que a população pode utilizar esse canal para fazer seus anseios chegarem ao conhecimento dos dirigentes do órgão e, dessa forma, é também um importante meio para auxiliar a Administração, pois as solicitações recebidas possibilitam o aprimoramento dos serviços. “Os cidadãos estão mais conscientes da necessidade de sua participação nas administrações públicas e a Ouvidoria permite esse acesso, proporcionando ainda uma gestão transparente e democrática. E é isso que esta Administração busca.”

Foto: Marcelo Albert / TJMG
Fonte: TJMG