No início da sessão plenária desta quinta-feira (19), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeram o ministro Ricardo Lewandowski para ocupar a vice-presidência da Corte. Lewandowski substitui o ministro Joaquim Barbosa, que renunciou ao cargo de ministro da Corte na última terça-feira (17) por motivos de saúde.
Os cargos de presidente e vice do TSE são ocupados sempre por ministros oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF). Concorreram ao cargo na eleição de hoje o ministro Lewandowski e a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, sendo que seis votos foram para o primeiro e um para a segunda.
Em seguida, o ministro Lewandowski assinou o termo de posse e firmou o compromisso regimental em que aceitou o cargo e prometeu “bem e fielmente cumprir os deveres e atribuições respectivas em harmonia com a Constituição e as leis da República”.
Perfil
Ministro do Supremo Tribunal Federal desde março de 2006, Ricardo Lewandowski é doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Master of Arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard Universit.
O ministro, que nasceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do mesmo estado.
Composição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por sete ministros. Três são também integrantes do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representam a advocacia, sendo nomeados pelo presidente da República.
Fonte: TSE