O Tribunal de Justiça de Minas Gerais empossou na manhã desta quinta-feira, 13, três novos desembargadores e uma nova desembargadora: Dirceu Walace Baroni, Mauricio Pinto Ferreira, Genil Anacleto Rodrigues Filho e Lilian Maciel Santos. A promoção aconteceu em sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 12. Eles irão compor a 8ª Câmara Criminal do TJMG, que será presidida pela desembargadora Márcia Milanez.

A posse aconteceu no gabinete do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou da solenidade, que contou também com as presenças do 1º vice-presidente, desembargador Afrânio Vilela, da 3ª vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer, e do Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, além de magistrados, familiares e amigos dos empossandos.

Posse

Presidente da Amagis ao lado dos empossados

Ao dar posse aos novos desembargadores, o presidente Nelson Missias destacou a importância da contribuição dos colegas, que chegam em um momento importante para o Judiciário do país.


“A maturidade e a capacidade técnica de cada um dos senhores trará um valor enorme para este Tribunal”, destacou o desembargador ao saudar os novos integrantes. Em seu discurso, Nelson Missas citou o momento de dificuldade pelo qual passa o País, segundo ele, uma das maiores crises econômicas e institucionais já vivenciadas, o que exige e, ao mesmo tempo, coloca em foco o Poder Judiciário. “É necessário que tenhamos muita atenção durante estes momentos, porque nossa missão exige discrição, serenidade, equilíbrio e conhecimento jurídico. O juiz é o aplicador e o intérprete da Lei”, disse ele, ressaltando que o Judiciário mineiro, com ajuda nos novos membros, irá enfrentar e superar todas as dificuldades, em razão da gestão unida, solidária e compartilhada. “Aqui não existe disputa. Nosso compromisso é com a instituição Tribunal de Justiça, que é uma instituição mais que secular e respeitada no País inteiro”, concluiu.

Posse

O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, saudou os empossados desejando êxito na nova etapa da carreira. “A chegada ao 2º grau coroa a carreira exitosa dos magistrados empossados, que chegam para enriquecer o nosso Tribunal de Justiça”, disse.

Após a posse, os magistrados reuniram-se com a Comissão de Repecpção dos Desembargadores do TJMG.

Comissao

A solenidade comemorativa de posse dos desembargadores será realizada na sede do TJMG, na próxima segunda-feira, 17, quando os empossados receberão a Medalha do Mérito do Judiciário.

Veja abaixo os depoimentos dos magistrados.

“A posse como desembargador representa o ápice da carreira e a realização de um sonho. Eu agradeço muito a Deus por isso e confio Nele para que tudo corra bem nesta nova etapa” – Dirceu Walace Baroni

“É um momento muito importante e almejado chegar ao Tribunal porque representa o reconhecimento de nosso trabalho. Eu pretendo desempenhar meu trabalho da melhor maneira possível” - Genil Anacleto Rodrigues Filho

“Espero continuar contribuindo para nosso Tribunal de Justiça com muito afinco, buscando sempre a eficiência perante a sociedade, que tanto conclama para que o Poder Judiciário tenha uma prestação célere e eficaz. Esse é meu objetivo, continuar trilhando esse caminho” – Lílian Maciel Santos

“Esta é uma data muito significativa, quando chegamos ao 2º grau para aprender e contribuir. É muito importante chegarmos ao Tribunal porque representa uma premiação aos nossos esforços e um momento único na vida do magistrado” – Maurício Pinto Ferreira